Ações diversificadas para garantir um ensino de qualidade a todos

"A administração do Geraldo deu oportunidade a quem queria estudar e não tinha condições"

Expedito de Oliveira - Aluno do EJA de 2005

O índice de analfabetismo é um dos principais indicadores de desenvolvimento social em todo o mundo. Em Embu, durante a gestão de Geraldo Cruz (2001-2008), foi reduzido de 7,69% em 2000, para 4,95% em 2010.

“Criamos o Movimento de Alfabetização de Adultos (MOVA), ao mesmo tempo em que estimulamos a implementação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas municipais”, explica o deputado Geraldo Cruz, ao justificar sua ação na Assembleia Legislativa na educação.

De um lado, elaborou projetos de lei para melhorar a qualidade da educação e garantir a participação da comunidade, de outro, está exigindo a chamada pública e o registro de demanda para a EJA.

“É preciso ampliar o acesso e garantir qualidade, ao mesmo tempo, como fizemos em Embu”, afirma.

Entre as iniciativas que resultaram na melhoria do ensino municipal durante sua gestão como prefeito, destacaram-se os premiados e reconhecidos programas Embu na Onda do Mar, Letras e Livros e a total requalificação da merenda escolar.
Na ampliação do acesso, além de garantir e estimular a educação de adultos, o município universalizou o acesso à pré-escola.