Programação especial para o dia da Consciência Negra em Embu das Artes

2015-11-16 00:00:00 | Comentários:

A programação do Mês da Consciência Negra 2015 em Embu das Artes, que vai de 6 a 23 de novembro, está repleta de atividades importantes.

A Marcha vem sendo construída desde 2011 e será uma homenagem às ancestrais africanas e em defesa da cidadania plena das mulheres negras brasileiras. As Assessorias de Igualdade Racial de Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra estão organizando a participação das cidades na marcha (mais informações pelo telefone 4785-3587).

Outra atividade que deve atrair muito público, principalmente o feminino, será a  “Oficina de Turbante Preta Rainha por Débora Marçal”, com Débora Marçal, co-fundadora da Capulanas – Cia de Arte Negra, coreógrafa e figurinista do Instituto Umoja. É designer e fundadora da marca Preta Rainha que desenvolve bolsas, acessórios, roupas e figurinos a partir do diálogo entre a estética africana, diaspórica, popular, entre outras. 

O Mês da Consciência Negra também terá  oficina de Contos Africanos e palestra sobre os danos psicossociais causados pelo racismo e nos dias 20, 21 e 22/11, o Parque Francisco Rizzo recebe o II Águas de Embu das Artes e Feira Afro e de Povos Tradicionais. O primeiro encontro ocorreu em 2014 com a vinda do Rei de Ifon da Nigéria, momento em que se potencializou as discussões e debates da importância das políticas para os povos e comunidades tradicionais de matriz africana e teve como marco a primeira caminhada pelo sagrado com a consagração das águas no Parque Francisco Rizzo e do plantio do Baobá no Parque da Várzea – futuras instalações do Território denominado Complexo dos Povos. 

Este ano, a II Águas de Embu das Artes virá consagrar os territórios sagrados para os Povos de Matriz Africana e promover a primeira Feira Afro Tradicional com ações de âmbito cultural e tradicional com espaços para artesanato, apresentações artísticas, debates e palestras. A I Feira Afro tem objetivo de fomento, divulgação e venda dos trabalhos e produtos produzidos pelos povos tradicionais e cultura afro-brasileira (culinária, pintura, artesanato e atividades culturais).

Confira a programação:

Dias 20, 21 e 22/11 – II Águas de Embu das Artes e Feira Afro e de Povos Tradicionais - Parque Francisco Rizzo

Dia 20/11 – a partir das 10h - Abertura com a II Águas de Embu das Artes com Reverência ao Sagrado, Roda e Cantigas Tradicionais Africanas e Samba de Roda
Local: Parque Francisco Rizzo, rua Alberto Giosa, 320   
Organização: Conselho dos Povos Tradicionais de Matriz Africana de Embu das Artes e Apoio de várias secretarias

Dias 21 e 22/11 – 10h - Abertura da Exposição e I Feira Afro Tradicional com produtos africanos, arte e artesanato; apresentações culturais e comidas tradicionais africanas  
Local: Parque Francisco Rizzo, rua Alberto Giosa, 320  
Organização: Conselho dos Povos Tradicionais de Matriz Africana de Embu das Artes e Apoio de várias secretarias 

Dia 22/11 – 14h - Roda de Conversa “Pós Marcha das Mulheres Negras” e Oficina de Turbante Preta Rainha por Débora Marçal” 
Local: Parque Francisco Rizzo, rua Alberto Giosa, 320  
Organização: Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional – Assessoria de Promoção da Igualdade Racial  

Dia 23/11 – 14h - Oficina de Contos Africanos - Contação de História no CEU das Artes 
Com Jerusa Machado Gomes e Jussara Machado 
Organização: Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional – Assessoria de Promoção da Igualdade Racial e Secretaria de Cultura
Local: CEU Jardim do Colégio, rua Ursa Maior, s/nº 

Comentário

Envie seu comentário

Erros no formulário