Geraldo Cruz participa de plenária sobre Educação em Embu das Artes

Por cecilia | 3/11/2015

No último sábado, 31/10, aconteceu no município de Embu das Artes a Plenária de Educação organizada pela Associação Comitiva Esperança. O objetivo da plenária foi discutir a educação pública com pais, alunos e trabalhadores da área.
 
Para compor a mesa de debate foram chamados diversos especialistas da área como a ex-secretária municipal de Educação de Embu das Artes, hoje secretária adjunta de Osasco, Rosemary Mendes de Matos, além do deputado estadual Geraldo Cruz.
 
Em sua fala, Rosemary defendeu o esforço conjunto entre as esferas municipais, estaduais no sentido de contribuir com o esforço do governo federal para organizar um sistema de educação nacional a partir das diretrizes do Plano Nacional de Educação. “É preciso garantir que mesmo com as diferenças culturais exista qualidade de ensino e uma base igual para os alunos do nordeste, do sul, do sudeste, de qualquer região do Brasil, independente de onde o aluno esteja”, explicou Rosemary.
 
Já Geraldo Cruz, explicou porque é tão importante a transparência quando se trata da divulgação de dados relativos a avaliação escolar de alunos de diferentes regiões. “Não é possível que o governo estadual continue praticando uma política discriminatória, comparando escolas com laboratórios, biblioteca, quadra coberta, com outras, onde até chove dentro das salas de aula, dando a impressão que os alunos são incompetentes” ressaltou. 
 
O deputado apresentou seus Projetos de Leis na área da educação, inclusive o que propõe que sejam divulgadas informações sobre infraestrutura disponível nas escolas; número de professores e funcionários; repasse de recursos públicos; etc. Projeto este que, apesar de aprovado em plenário pela maioria dos deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo, foi autoritariamente vetado pelo governador Geraldo Alckmim, que insiste em manter as informações da educação em caixa preta.
 
Já a presidente da Associação Comitiva Esperança, Rosangela Santos, apresentou o cursinho pré vestibular totalmente gratuito oferecido pela entidade com o patrocínio do Sindicato dos Químicos, e falou da importância da participação de todos para a melhoria da educação na cidade de Embu das Artes. CB