Deputado defende unificação de tarifa do transporte intermunicipal e novas linhas ligando cidades

isso

Deputado e prefeitos do Conisud apresentaram reivindicação das cidades ao presidente da EMTU

Por | 6/08/2013

O deputado estadual Geraldo Cruz defendeu durante reunião com o presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva, e prefeitos das cidades que formam o Consórcio dos Municípios da Região Sudoeste de São Paulo (Conisud), no dia 06 de agosto, a unificação das tarifas das 8 cidades do consórcio, a criação de novas linhas ligando as cidades, a redução das tarifas e abertura de dialogo das empresas de transporte público com as cidades. Geraldo Cruz salientou que o objetivo maior da região é a implantação do Bilhete Único Metropolitano, prometido há mais de dois anos pelo governador Geraldo Alckmin. Ele lembrou que seu mandato vem atuando firme na apresentação das demandas dos municípios na área do transporte público. Veja mais fotos aqui.

“Essa discussão de tarifa precisa ser feita tendo base os valores mais baixos e com a finalidade real de reduzir o custo da população com transporte. É preciso evoluir definitivamente na questão da unificação das tarifas”, defendeu. 

A criação de novas linhas municipais interligando as cidades também foi proposta pelo deputado em regime de urgência visando atender à necessidade da população que pretende utilizar equipamentos públicos como o AME de Taboão da Serra, criado para atender toda a região. 

“Não podemos sair daqui sem quebrar essa barreira de linhas entre as cidades. Imagine o caso do AME de Taboão aberto recentemente. A pessoa está doente em Juquitiba e não tem como chegar até lá porque não existe uma linha de ônibus nas cidades que levem as pessoas até lá. Esse  é apenas um exemplo dessa questão seria que precisa ser encarada com responsabilidade”, disse o deputado.

A  pauta de reivindicação apresentada durante a reunião dos integrantes do Conisud com a EMTU contempla a ampliação do número de ônibus, ampliação de linhas, retorno dos ônibus que utilizavam o corredor da avenida Francisco Morato, implantação de abrigos nos pontos, instalação de novos terminais além da integração de linhas e tarifas. 

 A reunião na EMTU contou com a participação do prefeito Chico Brito, presidente do Conisud, do prefeito de Vargem Grande Paulista, Roberto Rocha, do de Embu-Guaçu, Clodoaldo Leite, o  chefe de gabinete de Itapecerica da Serra, Clóvis Pinto e jovens que integram os movimentos que lutam por melhorias no transporte público intermunicipal na região. 

Após a discussão de todos os itens da pauta ficou estabelecido que as cidades vão enviar à EMTU até o dia 13 de agosto os dados referentes ao transporte intermunicipal em cada uma delas. De posse desses dados a EMTU vai avaliar propostas e debater com a Câmara Técnica de Mobilidade Urbana do Conisud que deverá se reunir no dia 20 de agosto para debater alternativas visando reduzir o custo da tarifa, a integração e as novas linhas. 

O deputado se mostrou indignado com o relato do prefeito de Embu-Guaçu, Clodoaldo Leite, informando que a empresa que assumiu o transporte público na cidade se recusa a sentar com ele visando discutir melhorias. O prefeito salientou que já fez várias tentativas de conversar com o grupo mas não teve sucesso.