Corpus Christi reúne centenas de fiéis em Embu das Artes

DSC_0449__800x531_

Deputado Geraldo Cruz durante a celebração de Corpus Christi no Ginásio Municipal Hermínio Espósito

Por | 31/05/2013

Jovens das diversas comunidades recebem reconhecimento e homenagens pelo trabalho na execução dos tapetes.

Fé e religiosidade mobilizaram centenas de pessoas das diversas comunidades de Embu das Artes no feriado de Corpus Christi. Movido pelos mesmos sentimentos, o deputado estadual Geraldo Cruz (PT) participou da celebração religiosa do dia em que os cristãos católicos homenageiam Jesus, ou o “Corpo de Cristo”, lembrando o sacrifício do filho de Deus no calvário ao dar seu corpo e seu sangue para oferecer a todos o perdão pelos pecados e a vida eterna.

A Paróquia de Todos os Santos, no Jardim Santa Emília, ficou lotada. O tapete de Corpus Christi, feito de serragem e arte, emoldurava o corredor central da igreja. Ministrando a missa, o padre Esmeraldo José Diniz pediu à comunidade que aplaudisse os jovens que haviam trabalhado até 1 hora da madrugada para concluir o belo tapete.

Iniciada às 10h, a cerimônia na Comunidade Santa Emília terminou por volta das 13 horas, após uma miniprocissão que percorreu o quarteirão ao redor da igreja, acompanhada por Geraldo Cruz.

O dia de louvor e homenagens a Jesus terminou no Ginásio Municipal Hermínio Espósito, onde o deputado e ex-prefeito de Embu participou da celebração junto a outras centenas de pessoas. A celebração foi conduzida pelos padres Sebastião (pároco responsável) e Marcos (vigário) da Paróquia Matriz Nossa Senhora do Rosário, representando oito comunidades da região central da cidade: Nsa. Sra. da Assunção, Nsa. Sra. Aparecida, Nsa. Sra. de Caravaggio, Santa Luzia, Imaculada Conceição, Nsa. Sra. das Graças e Nsa. Sra. de Lourdes e a própria matriz. Uma procissão marcou o fim da cerimônia. O público em oração e louvor foi do ginásio ao Largo dos Jesuítas, passando pelos tapetes coloridos que se destacavam mesmo sob a neblina da fria noite do feriado.

Muitos jovens também ajudaram a fazer os tapetes que enfeitaram as ruas centrais da cidade, recebendo novos agradecimentos dos padres e dos fiéis. A chuva que caiu no fim da noite de quarta-feira (29) impediu que eles concluíssem o trabalho, interrompido por volta das 22 horas, mas finalizado a tempo para ser apreciado, disse o Pde. Sebastião, que também pediu aplausos ao público pela dedicação dos jovens.

Esse envolvimento serviu de referência à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada pela primeira vez no Brasil, de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro. “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” é o lema da JMJ 2013, criada em 1984 pelo Papa João Paulo II. A última edição do evento realizada em agosto de 2011 em Madri (Espanha) reuniu mais de 190 países.