Deputado Geraldo Cruz visita hospital M’Boi Mirim e ressalta modelo de gestão transparente em parceria com a comunidade

MBoi_red

Deputado estadual Geraldo Cruz (3º à esquerda) durante reunião com diretor do Hospital M'Boi Mirim, José Carlos Teixeira (ao centro), e lideranças da região

Por | 17/05/2013

Numa ação articulada em parceria com o mandato do vereador Paulo Fiorillo, o deputado estadual Geraldo Cruz visitou no final de abril o Hospital M’Boi Mirim, criado por meio da luta dos movimentos sociais da região. Durante a visita, o deputado e o vereador se reuniram com o diretor do hospital, José Carlos Teixeira Júnior, que apresentou um balanço dos atendimentos e relatou dificuldades provocadas pela demanda crescente em razão da falta de médicos nos postos de saúde e unidades básicas, além do contingenciamento de recursos sofridos pelo hospital. O diretor informou que 50% dos funcionários da unidade hospitalar moram na região do M’ Boi Mirim, mas nenhum deles é médico. 

A luta em favor da democratização do acesso do curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP) é tema frequentemente abordado pelo deputado Geraldo Cruz em seus discursos. Para o deputado, formar os jovens da comunidade no curso de medicina é a única forma de garantir que os médicos tenham vínculo com a população mais pobre e se disponha a trabalhar em favor dela.

“Meu sonho é um dia estar numa comunidade carente e perguntar quantos ali têm filhos estudando medicina e ver várias pessoas levantando o braço. Enquanto isso não acontecer, enquanto não tivermos filhos de trabalhador estudando medicina não vamos conseguir resolver o problema da saúde. O governo do Estado não pode mais fugir desse debate. É preciso abrir as portas da USP para o ingresso de estudantes das comunidades carentes”, salienta o deputado Geraldo Cruz.

 José Carlos Teixeira apresentou dados aos dois parlamentares, demonstrando que a situação da saúde na região beira o caos e reforçando a proposta do deputado de que é preciso formar médicos na periferia. “As dificuldades enfrentadas na ponta, ou seja, nos postos de saúde e unidades básicas se refletem diretamente no nosso atendimento. Historicamente os meses de abril e maio são os de maior demanda”, explicou o diretor, acrescentando que a unidade também é porta de entrada para o Hospital Albert Einstein, que faz a gestão do local e cujo foco permanente na qualidade é um diferencial.

O médico fez questão de salientar que a relação do hospital M’ Boi Mirim com a comunidade é de parceria. Segundo ele, a unidade está aberta aos conselhos e mensalmente apresenta as estatísticas de atendimento, assim como os repasses e custos do hospital. Geraldo Cruz elogiou a transparência e disse que esse modelo de gestão transparente seria ideal para as Organizações Sociais que administram os hospitais estaduais.

“Os hospitais do Estado administrados pelas OSs deveriam seguir esse modelo de gestão transparente e de respeito com a comunidade. Atualmente a gestão das OSs é tão fechada que lembra uma caixa preta”, comparou o deputado.

O diretor do hospital, José Carlos Teixeira, relatou que outra preocupação da unidade é com a formação contínua da equipe profissional, constantemente capacitada por meio de cursos ministrados pela equipe do hospital Albert Einstein, responsável pela gestão do M’ Boi. A unidade também oferece cursos profissionalizantes à unidade por meio de parceria com as faculdades que fazem estágio no local.