Deputado e entidades discutem ampliação do programa Viva Leite

Por geraldo | 11/04/2013

Integrantes de várias entidades representativas da sociedade civil participaram de uma reunião na segunda-feira, 8, na secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico para discutir a implantação e ampliação das cotas do programa Viva Leite. A reunião foi viabilizada pelo deputado Geraldo Cruz após encontro com os dirigentes das entidades, que foram unânimes em solicitar a atenção do parlamentar para intermediar o encontro com os coordenadores do Viva Leite.

As entidades relataram as dificuldades de acesso ao programa. Alegaram que como a demanda está sempre acima da necessidade real é preciso trabalhar com as sobras para atender um número cada vez maior de moradores. Os participantes relataram ainda problemas para atender aos requisitos do programa. Disseram que a burocracia acaba dificultando o acesso ao projeto, além disso, durante o recadastramento vários deles sofreram cortes de suas cotas.

O deputado Geraldo Cruz pediu ao coordenador do programa, Paulo Alves, maior atenção às entidades interessadas em fazer a distribuição do leite. Solicitou que os encaminhamentos sejam feitos com brevidade. “Seria ideal estudar a ampliação das vagas para atender especialmente os casos de maior vulnerabilidade social”, propôs.

Segundo o coordenador, o estado de São Paulo financia mensalmente 10 milhões e 500 mil litros de leite que são repassados às entidades que fazem a distribuição do leite. Ele explicou que a distribuição do leite é feita em sistema de blocos, ou seja, as áreas são licitadas separadamente, a fim de garantir que não haja falhas na distribuição regional.

“Os contratos de cada bloco são independentes. Pode ser que haja sobra em um dos blocos, mas a sobra não pode ser repassada a outro bloco, já que são empresas, contratos e pagamentos diferentes”, afirmou. “Vamos analisar cada caso. Não posso prometer atender a todos, mas vou fazer o máximo para atender o maior número possível”, completou.

Na ocasião ele entregou uma cartilha informativa do programa aos participantes.