Cidades do Conisud têm diferenças em responsabilidade e vulnerabilidade social

Por | 11/04/2013

Avanços e desafios estão no caminho do desenvolvimento socioeconômico das oito cidades que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) – Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista. Isso é o que mostram os mais recentes números do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) e do Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS). O estudo realizado pela Fundação Seade em parceria com o Poder Legislativo estadual é baseado no biênio 2008-2010.

Riqueza, Longevidade e Escolaridade (item que sofreu alterações neste estudo) são as três dimensões que compõem o IPRS edição 2012. Os municípios são classificados em cinco grupos cujos níveis identificam seu grau de riqueza e indicadores sociais. A maioria dos municípios do Conisud está no Grupo 2, que concentra 50% da população paulista, superior a 41 milhões de habitantes (Censo 2010).

De acordo com o estudo, embora as cidades do Grupo 2 tenham “níveis de riqueza elevados, não exibem bons indicadores sociais”. É o caso de Cotia, Embu das Artes, Juquitiba, Taboão da Serra e do qual fazem parte cidades como São Paulo e Campinas. Vargem Grande figurava no Grupo 1 (com alto nível de riqueza e bons indicadores sociais) no biênio anterior, mas migrou para o 2.

Já o IPVS (versão 2010) é composto de sete grupos em que as cidades são classificadas do grau mais baixo ao mais alto de vulnerabilidade. O índice é extraído da análise de microdados de setores censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No grupo 1, por exemplo, estão as cidades de baixíssima vulnerabilidade. Segundo Haroldo Torres, diretor adjunto de Análise e Disseminação de Informações do Seade, o indicador é importante para a gestão municipal, auxiliando na gestão financeira e no direcionamento de investimentos, como por exemplo, na implantação de equipamentos públicos de saúde.

Divulgado no início de março na Assembleia Legislativa durante o IV Encontro de Agentes Públicos Municipais, o levantamento tem por objetivo medir o desempenho socioeconômico, a desigualdade social e as áreas de concentração de pobreza em cada um dos 645 municípios paulistas, e ser um instrumento dos gestores públicos na definição de prioridades e de políticas públicas adequadas às necessidades da população. Os dados completos estão disponíveis no site www.iprsipvs.seade.gov.br.