Escola de Cidadania inicia atividades em Embu das Artes e Região

escola da cidadnia795_1

Deputado lembrou que cidade tem relação estreita com lutas dos movimentos sociais

Por | 4/03/2013

Criada para debater a vida em sociedade assim como os mecanismos para fortalecer a participação popular, a Escola de Cidadania de Embu das Artes e Região iniciou suas atividades no sábado, 23/02, no Parque do Lago Francisco Rizzo. A base teórica da Escola da Cidadania de Embu das Artes e Região defende o incentivo à participação social, colaborando para o desenvolvimento do indivíduo e sua comunidade. Também busca a sensibilização dos participantes para uma compreensão mais ampla da sociedade e o funcionamento das instituições políticas, desempenhando com mais confiança e interesse o papel de cidadãos e cidadãs comprometidos com o desenvolvimento da sociedade.

O mandato do deputado estadual Geraldo Cruz apoia a iniciativa que contempla moradores de Embu, Taboão da Serra, Itapecerica e outras cidades do Conisud. Quase 300 pessoas, entre alunos e ouvintes, participaram da aula inaugural que contou com as presenças do deputado estadual Geraldo Cruz, do prefeito Chico Brito, de Luis França, representando o Padre Ticão, da Escola da Cidadania da Zona Leste, Padre Jaime, da Escola de Cidadania da Zona Sul, de Renato Nabas, representando a Extensão de Pró–Reitoria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da conferencista Estella Gracianne, que abordou o tema “Movimentos Sociais”.

Na abertura da aula inaugural o deputado Geraldo Cruz disse que pelo histórico de mobilização e participação popular existente em Embu das Artes a cidade é palco ideal para a implantação da Escola de Cidadania. O parlamentar salientou que o exercício da cidadania nem sempre é tarefa fácil em razão da dificuldade de acesso às informações. Ele comparou as práticas do governo estadual e federal na questão da transparência. Avaliou que o Portal da Transparência do governo federal facilita o acesso às informações, enquanto o do governo do Estado teima em esconder dados.

“É vergonhosa a forma de agir do governo tucano que impede o cidadão de ter acesso às informações necessárias para exercer a sua cidadania com plenitude”, afirmou.

Oriundo das comunidades eclesiais de base, o deputado enalteceu a iniciativa como forma de fomentar a formação de novas lideranças comunitárias dispostas a debater temas que interferem diretamente na vida dos moradores das regiões mais carentes.

“Acredito que a Escola da Cidadania vai formar líderes para participar da disputas eleitorais e com práticas mais voltadas para o seio da comunidade”, disse.

A ideia de implantar a escola nasceu durante a realização do 8º Encontro Nacional de Fé e Política, realizado em 2011, em Embu das Artes. A escola está atrelada à da Região Leste e terá parceria com a Prefeitura e a Unifesp, que no final do curso vai conceder certificado aos participantes. O curso vai durar um semestre e terá certificação concedida pela Unifesp aos matriculados que tiverem 75% de presença e apresentarem Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

“A cidadania não se aprende num prato feito. Ela é uma conquista. Não tem início ou fim. É acima de tudo fazer com que as pessoas se apropriem da cidade e do município”, apontou o Padre Jaime, um dos principais incentivadores da iniciativa no Embu.

Entre os objetivos da Escola da Cidadania destacam-se fazer o cidadão reconhecer a importância da política no dia-a-dia; ser o espaço de diálogo e debate, criando gosto e interesse pela política; apontar caminhos para que a cidadania se efetive; fortalecer os cidadãos e cidadãs para que haja o controle social sobre as políticas públicas; transformar e fortalecer para que conscientes de sua força possam mudar a sociedade.

Serviço:

As aulas serão todas as segundas–feiras, das 19 às 22h no C.C.M.A. - Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro – Embu das Artes).

Confira o cronograma de março:

 

Informações pelo telefone (11) 4704-4816