Deputado se posiciona contra obra do governo no Parque Estadual Fontes do Ipiranga

parq_ipiranga

Por | 8/11/2012

O deputado Geraldo Cruz havia preparado extenso relatório para ser apreciado em reunião da Comissão de Infraestrutura no dia 7/11 sobre o PL 604, de 2012, demonstrando toda a sua contrariedade com a pretensão do governo do Estado em transformar área ocupada hoje pelo Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, que guarda os principais fragmentos de Mata Atlântica em área urbana de São Paulo, por meio de uma PPP, em local para a realização de feiras, exposições e eventos similares.

No local, já existe um Centro de Exposições (Imigrantes), que seria ampliado, e o projeto permite a construção de outro pavilhão de exposições, hotel e um centro de convenções, invadindo área hoje ocupada por essa reserva de Mata Atlântica.

Mas assim que o tema passaria a ser apreciado, integrantes da bancada governista se retiraram, impedindo a sequência da reunião por falta de quórum. “O problema maior”, como revela o deputado Geraldo Cruz, “é que foi requerida urgência para a análise do projeto, constituído relator especial, que não teve tempo hábil suficiente para analisar o PL, saltando sua análise pela Comissão de Constituição e Justiça”.

“Dessa forma”, ainda de acordo com o parlamentar, “o projeto ficará pronto para votação sem que esta Casa tenha condições de avaliar uma intervenção numa área do estado de mais de 900 mil metros quadrados, deslocando a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, cujo prédio fica na área, um batalhão da Polícia Militar, centro de esportes e unidade do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental”.

Para o parlamentar, “além do impacto irreversível para o já frágil ecossistema existente, as obras fatalmente atingiriam as nascentes do córrego do Ipiranga, uma agressão à história de nosso estado e país”.