Associações e entidades discutem fortalecimento da sociedade civil em Embu das Artes

reuniao_associacao

26 associações comunitárias de Embu das Artes se reuniram para debater o fortalecimento e ampliação dos trabalhos das entidades

Por | 13/04/2012

Integrantes de 26 associações comunitárias de Embu das Artes se reuniram no sábado, 31, para debater o fortalecimento e ampliação dos trabalhos das entidades de representação da sociedade civil organizada. O encontro mostrou avanços registrados na cidade graças ao incentivo à participação popular e a abertura de espaço para as entidades e associações comunitárias.

Também deixou clara a necessidade das entidades cumprirem as mais recentes exigências da legislação a fim de continuar atuando e atendendo ao seu público. Outro imperativo do setor é a profissionalização e a delimitação da área em que vai atuar, a fim de atender às necessidade legais estabelecidas para cada segmento. A temática foi proposta pelo mandato do deputado estadual Geraldo Cruz.

A representatividade das entidades e a confiabilidade do público que atendem são alguns dos diferenciais apontados como positivos pelos participantes do encontro.

Articulador do encontro, Geraldo Cruz salientou que a meta do seu mandato é atuar junto com as entidades que representam a sociedade civil buscando esclarecer o papel da Assembleia Legislativa, do governo do Estado. Mostrando sempre que o acesso à informação é fundamental para consolidar direitos e superar problemas.

“A questão jurídica é um desafio para todas as associações e entidades que atuam no terceiro setor. Atualmente essa é a nossa maior dificuldade”, admitiu Cremilda Maria da Conceição, presidente da Associação de moradores do Crisálida.

“Fortalecer o trabalho das instituições que representam a sociedade civil organizada significa ampliar as possibilidades de inclusão social. Embu tem ampla tradição na participação da sociedade civil na promoção de direitos sociais. Nossa meta é ampliar os canais de diálogo e fortalecer ainda mais essa relação”, salientou o deputado Geraldo Cruz.

Na ocasião ele cumpriu o compromisso assumido durante o período da campanha eleitoral, de prestando contas do trabalho na Assembleia Legislativa, e democratizar informações sobre as ações do governo estadual que, de alguma forma, beneficiem organizações sociais.

Associações presentes na reunião:
Asmoreji - José Geraldo  Pereira, Parque Pirajussara - José Inocêncio Lopes, Jardim Silva - Felipe José dos Santos, Jardim Julia - Jair Belo Furtoso, Crisalida- Santa Tereza - Cremilda Maria, Jardim São Marcos – Dede, Jardim dos Pinheiros - João Antonio, União dos moradores Jardim Pinheirinho - Maria Rosaria, Jardim Magali - Maria Ivonete, Jardim São Francisco – Zuleide, Jardim Santa Tereza- Wilson do Santa Tereza, Jardim Mimás – Cristiano, Capital Social – Leandro, Jardim Vazame- Patrícia, Jardim Pinheirinho - Vânia Rodrigues, Assoçiação Casa Branca - Manoel Raimundo, Santa Clara – Nil, Nova República João Cândido - Ivone Barbara, Perêque- Sandra Aparecida, São Vicente – Adoril, Castilho – Marina, Vista Alegre- Marcos, Comunidade Irmãos de Jesus – Gabriel, Parque Luiza - Mario Alves, Jardim Presidente Kennedy -Adenilzo da Silva Barbosa.