Mulheres debatem espaços de representação do poder em Embu das Artes

plenaria_mulher

Cerca 200 mulheres de várias cidades participaram da Plenária das Mulheres

Por | 8/03/2012

Quase 200 mulheres de nove cidades da região participaram da Plenária das Mulheres realizada em Embu das Artes, no sábado (3), na escola Paulo Freire, pelo mandato do deputado estadual Geraldo Cruz. Elas falaram com propriedade da necessidade de ampliação da participação feminina nos espaços do poder.  Relataram os casos constantes de preconceito, críticas ao modo de falar, falta de visibilidade das candidaturas em razão da escassez de recursos e lembraram das dificuldades de unir a vida doméstica, educação dos filhos, trabalho e participação política.

Todas repetiram numa só voz que os desafios somente as fortalecem a continuar lutando para assegurar as conquistas que ainda estão por vir, fato que historicamente move as mulheres no caminho até a superação. 

Por que poucas mulheres participam da política? Quais são as dificuldades? E o que fazer para ampliar a participação feminina nos espaços do poder? Essas foram algumas das questões debatidas na Plenária.

Houve consenso sobre a capacidade feminina de atuar em todos os espaços do poder, tomar decisões, ocupar cargos públicos eletivos ou qualquer outra atividade. Com depoimentos contundentes elas emocionaram e levaram os presentes a refletir sobre a questão.

As participantes ainda falaram do desafio de unificar o trabalho e a vida pública com os afazeres domésticos e a educação dos filhos.

As que já disputaram cargos eletivos relataram problemas como falta de investimento nas suas campanhas e até “boicotes” do próprio partido.

O evento foi promovido pelo mandato do deputado estadual Geraldo Cruz. Na ocasião foi feita uma apresentação mostrando a evolução histórica das conquistas femininas, como o direito de votar e ser votada, por exemplo.

Todas as participantes comemoraram a eleição da presidente Dilma em 2010.

Para o deputado Geraldo Cruz a eleição de Dilma é simbólica para todas/os as/os brasileiras/os e, principalmente, para nós do PT. No entanto, não podemos nos iludir: ainda temos um longo caminho a percorrer para alcançar o equilíbrio de gênero nos espaços de representação política sobre a participação no Poder Legislativo.