Seminário conclui que é preciso “abrir as escolas para a participação da comunidade”

Para Geraldo Cruz, a comunidade, reconhecendo a importância da educação, ajuda a garantir a qualidade do ensino Galeria de Fotos

Por | 7/10/2011

“A melhor forma de encontrar soluções para as nossas necessidades comuns é a participação, não aceitando o que vem de cima para baixo e, sim, discutindo em conjunto o que é melhor para nós. Daí minha satisfação em ver a comunidade reunida para debater soluções para as nossas escolas.”

Foi com essas palavras que o deputado Geraldo Cruz saudou as mais de duzentas pessoas presentes ao seminário “Interação Escola e Comunidade: Conhecer para Transformar, realizado (1/10) na Associação de Amigos do Jd. São Francisco, localizado na zona sul de São Paulo, presidida por Manoel Ramos de Carvalho, um dos organizadores do evento, em conjunto com o mandato do deputado Geraldo Cruz, Jocelino Pereira, diretor da E.E. Eugênio Mariz de Oliveira Netto, Alessandro Mattos, representante da Apeoesp; Joilson Silva, professor da CEU Vila do Sol, com o auxílio nos trabalhos do prof. Marcio Espírito Santo, vice-diretor da E.E Eugênio Mariz.

O parlamentar também comentou que “as escolas precisam se abrir para as comunidades, e vejo aqui pais e mães com seus filhos participando, e vários professores, em seu dia de folga, com o sol brilhando, presentes para discutir e ouvir alternativas de melhorar o ensino, e não para falar sobre os baixos salários e falta de condições de trabalho que a atual e anteriores gestões estaduais estão implementando, preocupadas apenas com números, estatísticas, e não em resolver os problemas da educação como um todo”.

O deputado lembrou que, durante sua gestão na prefeitura de Embu das Artes, inaugurou escolas-modelo localizadas em bairros distantes, e as equipou com todos os recursos necessários e modernos para a educação: “A comunidade, reconhecendo a importância da educação, ajuda a cuidar das instalações e não vemos ali nenhum caso de vandalismo. Por isso, precisamos abrir as portas das escolas para a participação de todos e construir juntos um ensino de qualidade”.

Os professores Eduardo Francisco, mestre em educação pela PUC-SP,professor Carlos Batista, da EE Eugênio Mariz,  Joilson Silva e Alessandro Mattos, em suas falas nos painéis que se seguiram, foram unânimes em reconhecer o interesse da comunidade em estar presente com grande número de representantes, numa lição de democracia, demonstrando que a sociedade é capaz de se organizar para debater e sugerir soluções.

Outra constatação, igualmente unânime para todos os palestrantes, “que esta é a primeira vez, em muitos anos de magistério, que vemos um seminário sobre educação ser realizado fora dos muros da escola, junto à comunidade, demonstrando que é possível construir uma sociedade que veja a educação como prioritária”, como disse o professor Carlos.

O diretor Jocelino acrescentou que “no meu modo de entender, o local adequado para o debate político é dentro da escola, com a participação de todos, pais, alunos e professores, discutindo o que é melhor para ter uma política pública para um ensino de qualidade”.

O presidente da Associação, Manoel Ramos, afirmou que “quando chegou ao Jd. São Francisco, muitos anos atrás, as pessoas da escola ignoravam a comunidade, só pediam ajuda para capinar, e não para discutir projetos de ensino e outros assuntos. Com muita luta, fomos modificando essa situação, tivemos de brigar para reabrir salas de aula fechadas, mas agora a associação que represento e a comunidade são ouvidos, num modelo de integração, de ajuda mútua, que espero seja levado, após esse seminário, para outros locais”.