Pequenos agricultores cobram apoio do Itesp em Promissão

Por | 6/09/2011

A sustentabilidade da agricultura familiar ganhou força no Brasil durante o governo do ex-presidente Lula. Ao incentivar a permanência e a produção das famílias que vivem no campo o governo Lula abriu novos caminhos e perspectivas para milhares de brasileiros que vivem no Campo.

O deputado estadual Geraldo Cruz esteve no município de Promissão, distante 500 quilômetros  da capital paulista, onde visitou pequenos produtores assentados em lotes viabilizados por meio da reforma da agrária, que estão vivenciando uma experiência de sucesso no campo.

Graças aos projetos do governo federal que incentivam a produção familiar os núcleos denominados de agrovilas estão se desenvolvendo, gerando renda, e, consequentemente melhorando a vida das famílias que vivem no campo e produzem os alimentos que abastecem às cidades.

Os produtores solicitaram ao deputado Geraldo Cruz que cobre do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), órgão vinculado ao governo do Estado, o melhor assessoramento técnico tanto na criação de gado como na produção de alimentos em geral. Eles reclamam que o órgão não oferece assessoria devida e nem disponibiliza os funcionários necessários para atender a demanda das agrovilas.

A vida nas agrovilas que deram certo e são referência de um modelo inclusivo e democrático de reforma agrária demonstra que o campo pode ser produtivo, gerar renda, favorecer a inclusão e ajudar a melhorar às cidades. Em Promissão os pequenos produtores fornecem 30% da merenda escola e se preparam para aumentar ainda mais a produção, desde que recebam o incentivo devido do governo do Estado.

Depois de ouvir atentamente as demandas da região Geraldo Cruz se comprometeu a buscar junto aos órgãos estaduais os esclarecimentos e a estrutura devida para melhorar as condições de trabalho e de vida nos assentamentos.