Bancada do PT vai a Brasília reclamar da Eletropaulo à ANEEL

Geraldo Cruz defende reestatização da Eletropaulo

Por | 16/08/2011

Audiência pública realizada na Alesp (10/8) para tratar dos problemas enfrentados com os constantes cortes no fornecimento de energia elétrica, sob responsabilidade da AES Eletropaulo, colocou frente a frente os responsáveis pela empresa com a população, autoridades municipais, estaduais, dirigentes das empresas reguladoras e fiscalizadoras, Procon e parlamentares. Todos, com exceção dos representantes da empresa, foram unânimes em criticar e fazer novas denúncias.

Iniciativa dos deputados petistas Geraldo Cruz, Marcos Martins e Isac Reis, com o apoio da liderança do PT, a audiência partiu das inúmeras reclamações enviadas a seus gabinetes sobre a falta de qualidade dos serviços prestados por essa concessionária.

Geraldo Cruz, não satisfeito com as explicações prestadas pelo representante da Eletropaulo na audiência, Sidney Simonaggio, diretor executivo de operações, já marcou reunião na ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, vinculada ao Ministério de Minas e Energia e responsável por fiscalizar e regular a produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica.

“Iremos a Brasília, no próximo dia 19, para nos reunirmos com a cúpula da ANEEL, juntamente com uma comissão de deputados da Alesp, para encaminhar as múltiplas reclamações efetuadas pela população, prefeituras, dirigentes comerciais e Procon contra os maus serviços prestados por essa concessionária (Eletropaulo) no Estado de São Paulo e pedir providências junto às autoridades responsáveis”, afirmou Geraldo Cruz.

Além dos deputados e representante da empresa, estiveram presentes à audiência Paulo Arthur Góes, diretor executivo do Procon-SP, Aderbal Penteado, diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Energia da Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), Chico Brito, prefeito de Embu das Artes e presidente do Conisud, Waldyr Ribeiro, secretário de Obras de Osasco, Euclécio Bragança, presidente da Associação de Empresas de Embu-Guaçu, e o líder da bancada do PT na Alesp, deputado Enio Tatto.

Participação

Cerca de 300 pessoas, habitantes de 14 municípios da região metropolitana participaram da audiência. Os prefeitos Clodoaldo Leite, de Embu-Guaçu, Cida Maschio, de Juquitiba, Zé da Tereza (São Lourenço), além do vice-prefeito de Embu, Natinha, confirmaram as denúncias feitas por Chico Brito sobre a falta de atenção da Eletropaulo no atendimento dos contratos municipais.

Vereadores/as do PT de diferentes cidades, entre eles José Maria (Itapecerica), Ná, Silvino, João Leite e Didi (Embu), Giba (Cotia), e também de outros partidos, como Serginho (Vargem Grande) e Roberto Isidoro (São Lourenço) elencaram diversos bairros que enfrentam problemas com a falta de energia elétrica

Representantes de movimentos sociais, associações de bairros e outras lideranças relataram transtornos e prejuízos enfrentados pela população.

Ao final da audiência, o deputado Geraldo Cruz ressaltou a importância da presença dessas pessoas ao encontro. “Vocês viajaram até aqui num dia de trabalho para exercer seu direito de cidadania, seu papel na construção de uma sociedade mais justa. Nossa expectativa é que o poder público cumpra seu dever e não permita que o interesse privado se sobreponha ao público”, afirmou.

Participaram da audiência moradores e autoridades municipais de São Paulo, Embu das Artes, Vargem Grande, Osasco, Cotia, Taboão, Itapevi, Carapicuíba, Itapecerica, Artur Nogueira, São Lourenço, Cajamar, Juquitiba e São Bernardo.