Inaugurada 3ª Companhia da Polícia Militar em Embu

Inauguração da nova sede da 3ª Companhia da Polícia Militar (PM) de Embu das Artes

Por | 31/05/2011

Segurança é direito do cidadão e dever do Estado. Mas, em São Paulo, o governo tucano trata os policiais com descaso evidenciado em especial na desvalorização salarial e nas más condições de trabalho. Ambos os problemas estão sendo debatidos com frequência pelo deputado estadual Geraldo Cruz, que participou no dia 20 de maio da inauguração da nova sede da  3ª Companhia da Polícia Militar (PM) de Embu das Artes, localizada  na rua Belo Horizonte, região central da cidade.

Na solenidade, o deputado fez uma ampla defesa da necessidade de valorização dos profissionais do aparato da segurança pública estadual e teceu críticas severas ao governo do Estado.

Lembrando sua experiência como prefeito de Embu entre 2001 e 2008, o deputado destacou o papel do policiamento no processo de redução dos índices de violência. “Naquela época a conquista do batalhão foi simbólica. Saímos de 82 policiais atuando em Taboão e Embu para 600, o que permitiu uma queda significativa da violência na região”,  disse.

Na defesa da importância dos policiais no combate à violência, o deputado afirmou ser injusta a diferença entre os vencimentos de policiais que trabalham na capital e no interior. Ele anunciou que a bancada do PT na Assembleia Legislativa luta para acabar com a diferenciação salarial da categoria.

“Não é justo todos realizarem o mesmo trabalho e uns receberem menos do que outros. Não podemos aceitar essa disparidade”, criticou.

O prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, revelou na inauguração, que somente com os serviços públicos que são de responsabilidade do governo do Estado a prefeitura de Embu gasta anualmente R$ 3 milhões. De acordo com ele, as prefeituras pagam alugueis, contas de água, telefone, luz e salários de servidores que trabalham nas delegacias, Fóruns e Ciretrans, por exemplo.

Maximiniano Cássio Soares, comandante do policiamento metropolitano de São Paulo mostrou-se satisfeito com a nova companhia e disse que a conquista mostra a parceria de sucesso entre o poder municipal e a polícia militar. “A PM é feita assim, não isoladamente”, afirmou.

O comandante ressaltou que a corporação enfrenta várias dificuldades, como os valores que a prefeitura precisa arcar para manter a polícia na cidade, aliado ao fato dos policiais morarem longe da cidade onde trabalham. “Temos que trabalhar nesse sentido para conseguir superar as dificuldades, pois assim conseguiremos reduzir os índices criminais”, afirmou.

Apesar de a segurança pública ser de responsabilidade do Governo do Estado, desde 2001 a Prefeitura de Embu vem fortalecendo ações para combater a violência na cidade, como a criação da Guarda Civil Metropolitana, a implantação da Lei Seca e da Lei da Poluição Sonora, a instalação de câmeras de segurança no Centro Histórico e a iluminação de locais com alta incidência de ocorrências, entre outras ações.