Respeito às leis da Billings e Guarapiranga é tema de audiência

Geraldo Cruz critica o sistema de coleta e tratamento de esgoto dos municípios da região Sudoeste que abrigam mananciais Galeria de Fotos

Por | 24/05/2011

O deputado Geraldo Cruz participou da audiência pública “Aplicabilidade das Leis Específicas da Billings e Guarapiranga”, realizada em 19/5 e promovida pelos deputados do PT, Enio Tatto e Donisete Braga, e aproveitou o evento para criticar o sistema de coleta e tratamento de esgoto dos municípios da região Sudoeste que abrigam mananciais.

O deputado lembrou que nos anos de 2006 e 2009, a população paulista recebeu a notícia da aprovação das leis específicas da Guarapiranga e da Billings, respectivamente. Ambas foram apresentadas como avanços, por estabelecerem a seguridade jurídica e política para que o governo do Estado realize as intervenções necessárias para tratar da recuperação, proteção e preservação destes mananciais, responsáveis hoje pelo abastecimento de quase seis milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo.  

O deputado destacou que aqueles municípios não têm estações de tratamento de esgotos, embora a Sabesp tenha iniciado obras para superação do problema há mais de 10 anos, sem concluí-las. A situação da rede praticamente obriga a população a optar por soluções individuais para se livrar de dejetos (fossa séptica, vala negra).

“Essa situação gera inúmeros problemas para a população, principalmente na área de saúde, contribuindo para elevar a demanda nos postos e hospitais e precisamos de providências imediatas do Estado para resolver o problema e demandaremos esforços na Alesp para tentar encontrar solução para esta questão”, comentou Geraldo.

O deputado destacou também que, apesar de não ser atendida com o serviço de tratamento de esgoto, a população paga por ele à Sabesp. “É uma ironia; na prática, as pessoas pagam para que o esgoto continue sendo despejado na porta de suas casas”, afirmou.