Ano Jubilar da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias e São Lucas

Por geraldo | 21/12/2017

A Paróquia Nossa Senhora das Vitórias e São Lucas do Jardim Independência, Embu das Artes completou no último dia 16/12,10 anos de instituição. O deputado estadual Geraldo Cruz participou junto com a comunidade da procissão que passou pelas ruas do Jardim Casa Branca até a igreja, onde o Pároco Padre Roberto Santos celebrou a missa em Ação de Graças pelo aniversário.

A história da paróquia se inicia em meados dos anos 70. As pessoas que moravam na região desejavam um local para rezar, para praticar sua fé, e na época, os padres Eduardo e Jaime, da Paróquia Santa Emília (atual Todos os Santos), abraçaram a causa deste povo e começaram a celebrar missas nas casas.

Com o desejo de construir uma igreja, passaram a realizar diversas campanhas e pedir doações, até que nos anos 80 se iniciou a construção. Inicialmente, o espaço utilizado para celebrações era o salão da atual Creche Madre Teresa, que se tornou a capela N. S. Aparecida.

Além de espaço religioso, o salão funcionava como local de cursos, sala para dentistas e especialmente, posto de saúde, sendo esta a lembrança mais marcante para as pessoas da época e o principal motivo pelo qual o futuro padroeiro da paróquia seria São Lucas (patrono dos médicos).

Construída a estrutura da igreja como a conhecemos hoje, a comunidade foi denominada São Lucas e o salão passou a funcionar como creche, que após um tempo, foi fechada.

Durante esta caminhada, a Comunidade São Lucas, parte da Paróquia Todos os Santos, recebeu diversos padres, como padre Chico, Sebastião, Sérgio, Emílio, Paulino, Luisinho e Alessandro. Sua fiel comunidade tinha o desejo de que esta se tornasse uma paróquia, e assim, com muita vontade e esperança, o pedido foi feito a Dom Emílio, que o concedeu.

Com a chegada do padre João em 2007, a creche foi reaberta, passando a funcionar como Creche Madre Teresa de Calcutá, antigamente, uma extensão da Creche Asmoreji. No mesmo ano, a comunidade São Lucas se tornou paróquia, recebendo como padroeiros Nossa Senhora das Vitórias (a pedido de Dom Emílio) e São Lucas.

Atualmente, a paróquia Nossa Senhora das Vitórias e São Lucas conta com duas comunidades: a Comunidade São Sebastião (cuja história se iniciou em 1987, no Jardim Casa Branca) e a recente Comunidade São Padre Pio, que juntas, promovem uma missão mais evangelizadora na região de Embu das Artes.

Desde o início de sua criação a vocação da Nossa Senhora das Vitórias e São Lucas é a de servir à população, a igreja que caminha junto com o povo, a igreja que serve a todos e a todas, que acolhe, evangelhisa e prega o amor de Jesus e Maria a todos os corações.

Nossa Senhora, rogai por nós!

São Lucas, fica comigo!