Conheça a história de Geraldo Cruz e Sargento Ruas

Por geraldo | 16/08/2016

Quem é Geraldo Cruz? Uma história de vida dedicada a Embu das Artes

Quando chegou à cidade de Embu das Artes, Geraldo Cruz estava apenas iniciando sua carreira de marceneiro, assim como muitas outras pessoas que chegaram ao município em busca de oportunidade de trabalho.

Geraldo logo despontou como uma liderança natural na região através de seu trabalho para regulamentação fundiária, atuação efetiva na mobilização popular para a conquista de água e luz; pavimentação das ruas; implementação das creches e tantos outros avanços sociais.

Em 1982 foi eleito vereador pela primeira vez, vitória que confirmou sua efetiva atuação nos movimentos populares. Na Câmara, destacou-se por sua postura firme na fiscalização do Poder Executivo. Com coragem combateu a corrupção, denunciando ao Ministério Público o mau uso do dinheiro público na chamada “Farra dos Congressos”, como ficou conhecido o escândalo que afastou 18 dos 19 vereadores de Embu das Artes.

Eleito prefeito em 2000, Geraldo Cruz liderou uma verdadeira transformação social no município. Um dos exemplos mais significativos desta revolução foi a criação da Guarda Civil Municipal (GCM), a construção de escolas e também da maternidade Alice Campos Machado.

A presença da GCM significou a queda drástica dos índices de violência. A maternidade representou a redução acentuada da mortalidade infantil no município. A construção de centros de especialidades e UBSs aumentou em mais de 800% o número de consultas.

Também foram construídas escolas modelos, como o Paulo Freire e o Valdelice, que, aliadas a programas pedagógicos de incentivo a leitura, foram essenciais para dar destaque a educação, reduzindo o índice de analfabetismo.

Como gestor público, Geraldo inovou na administração. Elevou a arrecadação sem aumentar impostos, colocou em dia as contas da prefeitura e sempre teve as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas, deu transparência as compras públicas e comprou a sede da prefeitura economizando milhões que eram gastos em aluguel.

Eleito duas vezes deputado estadual, deu especial atenção a formulação de políticas públicas que trouxeram soluções para a qualidade do atendimento da saúde, dos jovens e da terceira idade.

“Qual é a cidade que queremos para os nossos filhos? Uma cidade limpa, bonita e organizada com igualdade de oportunidade para todos. Eu amo a minha cidade e é por isso que eu quero voltar a cuidar dela junto com vocês”, declara Geraldo Cruz.


Sargento Ruas: trabalho e coragem para mudar Embu das Artes


Morador de Embu das Artes desde que nasceu, há 42 anos, Luciano Ruas Silva é filho de um trabalhador da construção civil que deixou o Nordeste em busca de mais qualidade de vida para sua família. Sargento Ruas segue os caminhos pavimentados por seus pais, e hoje, como eles, cria seus filhos com os mesmos valores familiares.

Criado no bairro do Jardim Casa Branca, Sargento Ruas, entrou logo cedo na Polícia Militar inspirado por seu irmão mais velho. Aos 20 anos, já servia a sociedade através da Rádio Patrulha, passando a Cabo e Sargento em concursos internos da corporação. Por ter seu trabalho reconhecido nas funções que exercia, Sargento Ruas foi chamado a compor a Força Tática, grupo de elite da Polícia Militar. Filiado ao PTB, Ruas é bacharel em Direito e pós-graduado em Gestão de Segurança Pública.

Perguntado sobre o que mais gosta em Embu das Artes, Ruas responde sem hesitar: “as pessoas”. E é para as pessoas que pretende usar sua experiência de mais de 20 anos na segurança pública.

Sobre o que precisa melhorar, ele destaca que a parceria entre e a GCM e as Polícias Civil e Militar serão fundamentais no combate ao crime organizado e ao tráfico. Com sua experiência e conhecimento na instituição, Sargento Ruas vai trabalhar para que essa integração passe a ocorrer de forma mais rápida e eficiente.

Como especialista em Gestão de Segurança Pública, o Sargento pretende atuar diretamente na implantação de políticas públicas para o combate às drogas e à criminalidade. “Acredito que apesar de toda a melhoria feita nas gestões de Geraldo Cruz, como por exemplo a criação da GCM e a Lei Seca, a violência ainda é um empecilho para o crescimento de nossa cidade. Melhorando nossos índices na área de segurança vamos atrair mais investimentos”, afirma.