Centros de Referência

Os Centros de Referência implantados pelo governo de Geraldo Cruz (2001-2008) em todas as regiões da cidade ofereceram à população diversos serviços de valorização da cidadania. Nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os moradores podiam tirar documentos como RG e carteira de trabalho e têm serviços de assistência social e jurídica.

Atenta ao necessário atendimento a grupos sociais específicos, o governo de Geraldo Cruz (2001-2008) na prefeitura implantou ainda os Centros de Referência voltados à mulher (CRM), à criança e ao adolescente (CRCA e CRJ), aos idosos (CRI) e, através da Assessoria de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça criada em 2005, trata das ações voltadas às mulheres e de combate ao preconceito de qualquer natureza. Além do CRJ, que oferece para os jovens oficinas de grafite e teatro, por exemplo, a infância e a juventude da cidade são atendidas também com atividades culturais e artísticas gratuitas como cursos de violão, violino, teclado e pintura nos cinco núcleos da Casa da Juventude (CAJU)

Atendimentos mensais (Agosto/2008): 

  • CRAS - 78.150 indiretos
  • CRCA - 1.605 diretos e 6.420 indiretos
  • CRJ - 557 diretos e 2.228 indiretos
  • CRM - 120
  • CRI - 1.230 diretos e 4.920 indiretos
  • CREAS - 60 atendimentos 

Centro de Referência de Assistência Social

O CRAS é um espaço público multidisciplinar e descentralizado, nos quais se desenvolvem ações e serviços básicos continuados para famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos, como discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, entre outras. Com vistas ao protagonismo, à autonomia e à emancipação destas pessoas, são disponibilizados serviços, programas e benefícios de proteção social básica relativos às seguranças de rendimento, autonomia, acolhida, convívio ou vivência familiar e comunitária.

Centro de Referência da Criança e do Adolescente - CRCA

O CRCA propicia atendimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A principal proposta do CRCA é oferecer oportunidade para fortalecimento familiar, pessoal e social, com vistas à inclusão e autonomia, através de atividades socioeducativas distribuídas em cinco eixos: participação, formação, informação, autonomia e convivência.

Além do atendimento direto, é atribuição do CRCA contribuir na elaboração de políticas públicas para criança e adolescente, fazer acompanhamento pedagógico das entidades conveniadas, bem como produzir informações a respeito dessa política.

Centro de Referencia da Juventude - CRJ

Instituído em lei municipal – Lei nº 2102 de 28 de junho de 2004, o Centro de Referência da Juventude – CRJ - atua a partir de quatro eixos principais:

  • Formação / Informação: Realização de cursos, oficinas, palestras, boletins informativos, seminários, mural de informações; etc.
  • Garantia de Direitos: Programas e ações contando com equipe multidisciplinar.
  • Convivência: Ações que visam a estimular a integração, o convívio e respeito à diversidade própria da juventude.
  • Reflexão: Atividades que proporcionam ao jovem, à família, a educadores e gestores, espaço de reflexão sobre questões referentes à juventude.

Centro de Referência do Idoso

Voltado para a valorização do idoso(a), o Centro de Referência do Idoso(a) oferece uma série de atividades que propiciam a preparação para o envelhecimento saudável. O Espaço de convivência oferece atividades como oficina artesanal, mosaico, origami, canto, dança e expressão corporal, entre outras, promovem a socialização, o desenvolvimento de habilidades e criatividades, além da prática esportiva como forma de valorização do corpo e espírito esportivo através da cooperação.

Centro de Referência da Mulher

O Centro de Referência da Mulher Inês Israel dos Santos, criado em 2001, é um espaço de acolhimento que tem por objetivo oferecer apoio e subsídio para que a mulher e sua família possam lutar por seus direitos, buscando auto-afirmação e fortalecimento da sua identidade.

Trata-se de um espaço de convivência com privacidade e individualidade, com serviços integrados de apoio psicológico, social e jurídico.