Incubadora de Cooperativas

Imagine um lugar que transforma idéias criativas, trabalho individual e coletivo em diversos produtos e serviços, além de ser fonte de informações e treinamento para quem quer abrir ou manter o próprio negócio. Assim é a Casa do Empreendedor de Embu das Artes. No espaço estão reunidos o Núcleo de Geração de Trabalho e Renda – formado pela Incubadora de Cooperativas e os Cursos Profissionalizantes – o Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor (PAE), a Casa do Artesão e o Banco do Povo.

Criado pelo o governo de Geraldo Cruz (2001-2008), foi a primeira do Estado e a segunda criada no país, a Incubadora de Cooperativas é a principal iniciativa do atual governo de Embu para gerar trabalho e renda.

17 grupos estavam formalizados em cooperativas ou associações, reunindo cerca de 500 empregados. São catadores de material reciclável, costureiras(os), guardadores de carros, cozinheiras e tantos outros trabalhadores (veja quadro ao lado), muitos deles saídos da informalidade ou do desemprego, que se tornaram donos do próprio negócio.