Quem Geraldo Cruz?

Geraldo Cruz nasceu em 1954, é marceneiro por profissão. Começou sua militância social em Embu das Artes, onde chegou em 1976 e vive até hoje.

Nos movimentos da Comunidade Eclesial de Base (CEB), foi se constituindo como liderança em função de sua visão social, do respeito às pessoas, da luta pela igualdade de direitos e pela defesa da população de baixa renda. Trabalhou contra os loteamentos clandestinos e mobilizou a comunidade, que unida conquistou também água e luz, asfalto, creches, entre outros avanços.

Em 1980, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores e em 1981, do PT em Embu das Artes. Por sua trajetória de luta nos movimentos sociais, em 1982 foi eleito o único vereador do PT de Embu, integrando o primeiro grupo de parlamentares do partido no Brasil. Ainda em seu primeiro mandato, foi autor da lei que impede a aposentadoria compulsória de prefeitos e vereadores após três mandatos, medida seguida por outros municípios em todo o país.

Em 14 anos no Legislativo Municipal (1982-1988, 1989-1992 e 1997-2000), Geraldinho (como é carinhosamente chamado) sempre se destacou por sua postura combativa, na fiscalização do Poder Executivo, na garantia da transparência dos atos legislativos, na defesa da participação popular e na luta por justiça social. Com coragem combateu a corrupção, denunciando ao Ministério Público o mau uso do dinheiro público na chamada “farra dos congressos”, como ficou conhecido o escândalo que envolveu a Câmara de Embu e de outros municípios.

Símbolo de honestidade, Geraldo Cruz tornou-se referência no Brasil, dentro e fora do PT. Como prefeito, imprimiu a marca da eficiência na administração pública, paralelamente à implementação de políticas setoriais pioneiras. Deixou o governo municipal com 75% de aprovação e alguns resultados admiráveis, entre eles, a redução em 76% dos índices de violência e a queda do analfabetismo para aproximadamente 1%.

Em 2010, foi eleito deputado estadual com 131.206 votos, sendo mais de 50% deles obtidos em Embu das Artes.

Perfil do Geraldo Cruz

Geraldo Leite da Cruz nasceu em Olho d’Água, no sertão da Paraíba, em 10 de setembro de 1954. Aos 18 anos veio para São Paulo, igual a milhares de conterrâneos nordestinos, em busca de oportunidade de trabalho e do sonho de construir uma vida digna. Residiu inicialmente em São Bernardo do Campo e na capital, no Parque Dorotéia (bairro da Pedreira) e na Vila das Belezas, ambos na zona sul de São Paulo. É pai de três filhos: Priscila, Manoel Enoque e Mariana.


Warning: Smarty error: unable to read resource: "eleicao_plano.tpl" in /home/geraldocruz/www/library/Smarty/libs/Smarty.class.php on line 1093

Envie sua contribuição

Erros no formulário