Embu das Artes foi tirada da UTI

"Aprendi no Conviver a me valorizar, a valorizar a vida e a arte do convívio"

Geraldo Valentim - Participou do Conviver

Ampliação dos equipamentos e atenção especializada elevaram em 814% o número de consultas médicas durante gestão de Geraldo Cruz

Uma das prioridades de seu mandato, a área da Saúde impulsionou a primeira ação de Geraldo Cruz na Alesp. Em sua primeira semana de mandato, indicou ao governador que destinasse 25% dos leitos dos hospitais privados aos pacientes do SUS.

“É preciso garantir o atendimento das pessoas que não podem pagar convênios”, justificou, comprovando que é possível melhorar a rede pública de saúde.

Quando assumiu a prefeitura de Embu em 2001, a saúde municipal amargava índices alarmantes de mortalidade infantil e materna. As mulheres da cidade eram obrigadas a se dirigir até outros locais para ter seus filhos. Em 2005 esta realidade mudou graças ao nascimento da maternidade Municipal Alice Campos M. Machado.

Outro marco da gestão foi a construção da Unidade de Saúde do Jardim Independência, que oferece aos moradores atendimento básico e especializado.

Assim como a construção da maternidade e da UBS do Independência, dezenas de ações como a implantação de programas de saúde mental, e outros voltados à saúde da mulher, do idoso, das crianças, o combate à tuberculose, construção, recuperação e aparelhamento de unidades resultaram na ampliação do número de consultas em 814%.

“Nossa experiência na prefeitura demonstra que é perfeitamente possível melhorar a saúde em todo o Estado. Mas é preciso ter vontade política e gostar de gente”, afirma.