Saúde da Mulher

Programa de pré-natal e puerpério

A assistência do pré-natal é organizada de forma a atender as necessidades da população de gestantes e com esse enfoque são realizadas ações para acompanhar periodicamente e sistematicamente o desenvolvimento da gestação e puerpério, com padronização e racionalização do atendimento.

No ano de 2006 entraram no programa 3.697 gestantes, sendo 82% das gestantes do município. Em relação à faixa etária do total de gestantes, 27,5% eram adolescentes, sendo 1,2% na faixa etária de 10 a 14 anos e o restante de 15 a 19 anos.

Pré-natal de alto risco

As gestantes que necessitam de acompanhamento especial, com alguma patologia (hipertensão, diabetes, etc) são acompanhadas no pré-natal de alto risco e têm o parto garantido no Hospital Geral do Pirajussara. Do total de gestantes cadastradas no serviço de saúde do Município (3.697), 12% são acompanhadas no Ambulatório de Alto Risco.

No Programa do Ministério da Saúde - SIS pré-natal – foram cadastradas 3296 gestantes no ano de 2005.

Maternidade Alice Campos Machado

Há dois anos foi inaugurada a Maternidade Alice Campos Machado, uma conquista importante para os cidadãos embuenses, onde são realizados em média 140 partos por mês, entre parto normal e cesárea.

Na maternidade são realizadas vacinação na puérpera e no recém-nascido e as crianças são registradas pelo cartório ao nascimento. Devido a problemas de documentação e a não escolha do nome, somente 36,3% dos recém-nascidos saem com registro de nascimento.

Comitê de Mortalidade Materna

O comitê de mortalidade materna é um comitê regional formado por representantes do Hospital Geral do Pirajussara, da Secretaria de Saúde do Embu, da Secretaria de Taboão da Serra e da Maternidade Alice Campos Mendes Machado. O Comitê iniciou sua atividade em novembro de 2002, com a finalidade de avaliar todos os óbitos de mulheres em idade fértil, dando ênfase aos óbitos maternos.

No ano de 2005 foram pesquisados 74 óbitos de mulheres em idade fértil, sendo que 15 deles foram devido à neoplasia (câncer) sendo de maior incidência o câncer de colo uterino (5), seguido de câncer de mama (4), tendo ocorrido 4 óbitos maternos.

Programa de Atenção Materna Infantil (PAMI)

A gravidez envolve questões na vida da mulher, não só no aspecto biológico, mas também implicação de várias ordens, social, econômica, afetiva. Para a mulher cada gravidez assume um significado diferente, por isso a importância do envolvimento de todos os profissionais do serviço no atendimento às gestantes. Baseada nessa premissa foi criada no município o Programa de Atendimento Materno Infantil (PAMI).

As gestantes recebem orientação de uma equipe multiprofissional, que discute as ansiedades, temores e dúvidas em relação à gestação, cuidados com os recém-nascidos, planejamento familiar, vida sexual e direitos da mulher.

Programa de Prevenção de Câncer de Colo de Útero

Segundo a Organização Mundial de Saúde o câncer de colo de útero é a segunda neoplasia mais comum entre as mulheres. Esta doença ocorre mais em países em desenvolvimento eo diagnóstico é feito pelo exame da citologia, colposcopia e anatomopatológico.

A citologia oncótica cérvico-vaginal (papanicolaou) é o melhor teste para rastreamento dessa neoplasia.

O exame é realizado em todas as unidades de saúde, sendo a população alvo, mulheres na faixa etária de 15 a 60 anos ou mais, tendo ou não vida sexual ativa.

No ano de 2005 o câncer de colo uterino foi a primeira causa de óbito de mulheres em idade fértil, em relação a outras neoplasias no município de Embu, por isso, é importante que toda população feminina realize o exame preventivo pelo menos uma vez ao ano. No município são realizados 15.000 exames ao ano.

Programa de Prevenção de Câncer de Mama

O câncer de mama é o tipo de câncer mais freqüente na mulher brasileira, é uma doença que tem cura se descoberta logo no inicio.

Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar o posto de saúde para fazer o exame das mamas anualmente e as mulheres de 50 a 69 anos devem fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.

O auto-exame das mamas é o exame que a própria mulher realiza apalpando as mamas uma vez ao mês, uma semana após a menstruação; quando for observada alguma alteração, deve-se procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência.

No Município temos o ambulatório de mastologia, onde são atendidas em média 80 pacientes ao mês. As pacientes são encaminhadas de todas as unidades para a UBS Embu (Centro). Atualmente o exame de mamografia é realizado no Hospital Geral do Pirajussara, mas em breve teremos nosso serviço de mamografia.