Através de decreto de Alckmim inicia organização escolar

Por cecilia | 1/12/2015

O governador Geraldo Alckmim decretou hoje (1º) no Diário Oficial do Estado o que pode ser considerado  o pontapé inicial da oficialização da reorganização escolar da rede pública de ensino.

O decreto 61.672, que entra em vigor imediatamente, autoriza a transferência de funcionários das quase 760 escolas que serão afetadas pela proposta de divisão das escolas em ciclos exclusivos de ensino. A mudança também está permitida para funcionários das 94 escolas que Alckmim pretende fechar já a partir de 2019.

“A situação atual da educação em São Paulo é a consagração do modo tucano de governar. Não existe diálogo, não existe transparência nas decisões tomadas pelo Palácio dos Bandeirantes. Quantos funcionários serão afetados? O que estas transferências significam na vida dos nossos educadores? É uma total falta de respeito com a educação. O descreto não explica nada sobre a reorganização, não presta contas para a sociedade paulista”, explicou o líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, Geraldo Cruz.

Paralelamente à publicação do decreto, a Polícia Militar intensificou as ações contra as escolas ocupadas, colocando em prática a recente declaração de guerra do chefe de gabinete da Secretaria da Educação, Fernando Padula Novaes, braço direito do secretário Herman Voorwald.

Blogs alternativos e ativistas registraram ataques violentos contra as ocupações mais afastadas das câmeras da grande mídia. Em Osasco, por exemplo, a E.E. Coronel Sampaio foi invadida e destruída por pessoas estranhas a comunidade escolar. A Polícia Militar estava no local, mas segundo relatos, ao invés de impedir que os invasores ateassem fogo no colégio,  jogou bombas de efeito moral nos estudantes.  CB