Comissão de educação e cultura recebe secretário estadual de educação

Por cecilia | 26/08/2015

Na tarde da última terça-feira, 25/08, o deputado estadual e líder da bancada do PT na Assembleia legislativa de São Paulo (Alesp), participou da reunião da Comissão de Educação e Cultura  que recebeu o secretário de Educação, Herman Voorwald, no Plenário José Bonifácio para  prestar de contas de sua gestão, além de debater assuntos relacionados à Comissão.

A visita semestral de secretários a Comissões correlatas as suas pastas para prestação de contas está prevista na Constituição Estadual. Porém, desde o inicio de sua exposição, o secretário não disse uma só palavra sobre projetos e programas da área de educação, focando sua fala na política econômica nacional.

Estranhando o procedimento pouco usual para estes casos, o deputado Geraldo Cruz, questionou a falta de dados que demonstrem o trabalho que vem sendo feito e cobrou transparência na atual gestão.

Sem negar a recente queda na arrecadação estadual, o deputado interpelou Herman com as seguintes questões: “qual é o quadro do que o senhor vem fazendo na Secretaria? Como é que a Secretaria está gastando e administrando a redução de recursos?”, indagou o deputado.  

O secretário respondeu que não estava com os dados na reunião, mas que “poderia mandar o documento em outro momento”. Geraldo argumentou ainda que caso o simples envio de relatório bastasse, as reuniões para prestação de contas poderiam ser substituídas por envios de documentos, e lembrou a importância das discussões na Alesp embasadas em argumentos para uma gestão democrática e que atenda as demandas sociais.

Representantes da sociedade civil também fizeram uso da palavra, como a presidenta da APEOESP, Maria Izabel Azevedo Noronha, e Angela Meyer, presidenta da União Paulista dos Estudantes Secundaristas, que expuseram a realidade cotidiana de professores e alunos da rede pública estadual. (Equipe de Comunicação Geraldo Cruz- ASCOM)