Festa do trabalhador em Embu das Artes reúne mais de 20 mil pessoas

Por cecilia | 4/05/2015

O dia do trabalhador foi comemorado em Embu das Artes com uma grande festa no Jardim Santa Tereza. Com diversas atividades culturais, o evento durou todo o dia 1º de maio, sábado, e reuniu mais de 20 mil pessoas. Os moradores da região participaram de apresentações de capoeira, ballet e festival de futsal, além de serviços de cidadania e saúde como medição de pressão, corte de cabelo e atendimento jurídico.

A dupla de repentistas Caju & Castanha e do cantor e compositor, ex-Exaltasamba, Péricles foram as grandes atrações do dia que teve ainda a participação de Chama Chuva, Gabriel Melo, Deu Samba na Cabeça, Luiz Wilson e, Vando e Júnior.  

Cantando os sucessos “Mulher de amigo meu”, “Corno rico e corno pobre”, “A sogra boa e a sogra ruim” e “São Paulo x Corinthians”, às 18h30, Caju e Castanha arrancaram risadas do público do início até o fim.  A apresentação foi uma verdadeira homenagem aos trabalhadores de origem nordestina.

O momento de reflexão sobre as lutas e conquistas dos trabalhadores brasileiros não foi esquecido pelos organizadores, o deputado estadual Geraldo Cruz, ex-prefeito de Embu das Artes, e o Sindicato dos Químicos e Farmacêuticos. Carlinhos, representando o Sindicato, lembrou que é preciso que trabalhadores e jovens se unam para exigir que a presidenta Dilma vete o Projeto de Lei 4330 que libera a contratação de terceirizadas para as atividades fins de empresas, o que geraria desemprego e precarização do trabalho.

Já o deputado Geraldo Cruz foi aplaudido quando lembrou que apesar de ser um dia de festa para o trabalhador, os professores da rede pública estadual continuavam em greve por maiores salários e condições de trabalho. “Quando os professores estão em greve nossos filhos estão deixando de estudar, aprender e passar de ano com dignidade. Os professores parados porque a escola pública do estado é ruim e paga pouco. A luta deles é justa e nós devemos apoiar” ressaltou. Geraldo falou ainda sobre a importância da participação política, em especial dos mais jovens, para garantir a manutenção e ampliação dos direitos do trabalhador. CB