Geraldo Cruz presta contas do mandato a lideranças na Câmara de Embu

Por | 3/02/2014

Aproximadamente 500 lideranças de 21 cidades paulistas participaram da Plenária de Prestação de Contas do mandato do deputado estadual Geraldo Cruz realizada na Câmara Municipal de Embu das Artes, no domingo, 2 de fevereiro. Os presentes conheceram os projetos apresentados pelo deputado nos três anos de mandato, a atuação dele nas comissões da Assembleia Legislativa paulista, as emendas parlamentares enviadas aos municípios e as cobranças sistemáticas aos mais diversos setores do governo paulista. Também ficou clara a história de militância de Geraldo Cruz no Partido dos Trabalhadores e a sintonia do mandato dele com o modo petista de legislar.

Em sua fala, o deputado citou o orgulho de fazer parte da história política do PT em Embu das Artes e região. Anunciou sua disposição de disputar novamente a eleição de deputado estadual e ir às ruas para defender a reeleição da presidenta Dilma e o nome do pré-candidato a governador de São Paulo, Alexandre Padilha. O deputado revelou que em determinado momento estava disposto a não disputar a reeleição, mas acabou sendo convencido por diversas lideranças e setores que acreditam no seu mandato e o incentivaram a permanecer no legislativo paulista. Ele criticou o modelo atual de financiamento de campanha, que favorece as candidaturas com maior poder econômico.

plenaria_geraldo Geraldo Cruz fala ao plenário da Câmara de Embu lotado

“Quando a gente se depara com o descaso do governo tucano com as políticas públicas, só nos resta lutar. Decidi que vou ser candidato a deputado e sei que vou precisar da ajuda de todos os que me apoiam. Não dispomos de recursos. Mas compartilhamos sonhos. O sonho de um estado mais justo, de um governo que goste de gente. Não precisamos de um governador que seja estrela. Estrela é o povo, os alunos, os trabalhadores. Está na hora de mudar essa história. De ter um governo que dê uma resposta ao povo. Um governo com os ideais do PT”, afirmou Geraldo Cruz.

O presidente estadual do PT, Emídio de Souza, lembrou o desespero da oposição que tenta a todo custo desqualificar o governo federal que tirou mais de 30 milhões de pessoas da pobreza absoluta, gerou 20 milhões de emprego e conseguiu unir desenvolvimento e inclusão social. Emídio ainda criticou a ausência de políticas públicas do governo tucano e chamou a militância petista para discutir com a sociedade temas como a falta de segurança, educação e a falta de empregos. O presidente do PT paulista salientou, ainda, a importância do mandato do deputado Geraldo Cruz na Alesp e a luta dele em favor da construção de políticas públicas para os mais diversos setores da sociedade.

“Todos aqui sabem que existe um Embu antes do Geraldo Cruz e outro depois. Ele assumiu por causa da força de vocês. Porque os moradores dessa cidade resolveram apostar em alguém que tinha dignidade e responsabilidade. Alguém que queria que o Embu não fosse só o do centro, mas representasse o Vazame, o São Marcos, o Independência e toda a periferia. O PT do Brasil inteiro sabe o que era o Embu antes do Geraldo. Sabe o trabalho que ele realizou e sabe o que o Chico Brito vem fazendo também. Em todo lugar que se vai no Embu tem marcas do mandato do Geraldo”, disse o presidente estadual do PT.

O vice-prefeito de Osasco, Valmir Prascidelli, também defendeu o projeto do PT no governo federal e lembrou a trajetória política de Geraldo Cruz desde os tempos em que foi vereador na cidade. “Ele mudou a história de Embu das Artes. Claro que ainda existem problemas, mas é inegável que a cidade mudou. Agora nós precisamos dele na Assembleia Legislativa para continuar tendo a transparência, a lisura e a seriedade que aquele parlamento precisa. Quem conhece a vida pública do Geraldo sabe das suas características e a relação que ele mantém com a população. Prova disso é a reunião de tantas cidades para conhecer mais sobre o mandato dele”, disse Prascidelli.

Emendas, eixos do mandato e atuação parlamentar

Entre os projetos de Lei de autoria do deputado estadual Geraldo Cruz apresentados durante a prestação de contas estão o que propôs mudanças na composição do Conselho Estadual de Educação, que obteve amplo apoio popular; o projeto que garante a transparência de dados na rede pública de educação; o da chamada pública nas escolas; o que cria políticas públicas para a juventude; que estabelece a gratuidade do transporte público para idosos; prevê multas para empresas que entregam produtos atrasados; e que facilita a compra de equipamentos de segurança para motociclistas.

Instrumentos como voto em separado, pareceres contrários, pedidos de informação, requerimentos, ofícios cobrando melhorias na prestação de serviços das empresas Sabesp, Eletropaulo e EMTU, convocação para audiências públicas, entre outros, também fazem parte das ações dos três anos do mandato do deputado.

Desde o início do seu mandato, Geraldo Cruz enviou aos municípios onde atua R$ 11,4 milhões em emendas parlamentares. Várias entidades e prefeituras da região foram contempladas. Somente Embu das Artes recebeu mais de R$ 4 milhões. Para que os recursos sejam repassados é necessário enviar ao governo os projetos que serão contemplados com o uso dos recursos das emendas. Entre as lideranças políticas presentes na prestação de contas estiveram o presidente estadual do PT, Emídio de Souza, o deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), os prefeitos de São Lourenço, Fernando Seme Amed, de Embu-Guaçu, Clodoaldo Leite, de Itararé, Cristina Ghizzi, o vice-prefeito de Osasco, Valmir Prascidelli, e os vereadores Paulo Fiorillo (São Paulo, também presidente do Diretório Municipal do PT), Valdir Roque (Osasco), Willer José Mendes (Itararé), Jefferson Siqueira (Embu das Artes), Juninho Veiga (Vargem Grande Paulista) e Kátia Oliveira (Paraguaçu Paulista). Também marcaram presença moradores de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Paulo, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, Jandira, Cotia, Vargem Grande, Franco da Rocha, Itararé, Paraguaçu Paulista, Assis, Osasco, Barueri, Gavião Peixoto, Ilha Comprida, São Vicente, Praia Grande e Itapevi.

Veja a Galeria de Fotos do evento.