Geraldo Cruz participa de centenário de Sakai e Folia de Reis

Por | 6/01/2014

Um dos principais artistas de Embu, respeitado escultor terracotista, que amava o Brasil e sua cultura, completaria 100 anos neste 5 de janeiro de 2014. Tadakiyo Sakai, ou melhor, Sakai de Embu (1914-1981), chegou à localidade no início dos anos 1930, tendo aportado com o pai e quatro irmãos no Brasil em 1928, vindo de Nagasaki, onde nasceu, no Japão. 

O dia de celebração foi especial para as mais de 200 pessoas que foram ao Memorial Sakai, inaugurado em 2003 no governo do então prefeito Geraldo Cruz, como forma de resgatar e reverenciar a obra do mestre da terracota. Presente ao evento, o agora deputado estadual salientou: “Sakai dignificou a arte do Embu, valorizou sobremaneira nossa cultura, a cultura brasileira, gostava das nossas festas, dos nossos costumes, parecia ter alma brasileira, mesmo sendo um japonês nato. Nada mais justo do que reverenciarmos a sua memória e mantermos vivas a sua arte, através do Memorial, e as tradições da cultura embuense e brasileira que ele tanto amou”.

foliareisstaclaramarajoara_centenariosakai

Tonia do Embu, coordenadora do Memorial, tem sua vida ligada ao mestre. “Sakai foi um japonês que amava o Brasil com sua cultura, seu povo e era apaixonado pelo Embu. Era emocionante o carinho que ele tinha pelas nossas coisas. Ele se considerava brasileiro. Ele que plantou isso na minha alma: ‘Se você gosta de arte, se aplique, pesquise muito, estude, não perca o norte’”, declarou. Embuense, Tonia conheceu Sakai ainda menina e se ele a tinha como filha, ela o tinha como pai. “Na verdade, ele não foi meu professor, foi meu mestre, me ensinou o que é o mundo”, completou.

tonia_publico_centenariosakai

Um almoço organizado por Tonia e sua equipe congregou as pessoas presentes e fez lembrar a alegria com que Sakai recebia o público para mostrar sua arte e participar das festas tradicionais. Uma delas, a Folia de Reis, acabou unida à comemoração do centenário de Sakai, antecipando o Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro. E coube ao grupo da Folia de Reis do Santa Clara e Marajoara, liderado pelo embaixador Seu Nilton, dar o tom de alegria à memória pelo centenário do Mestre Sakai de Embu.