Infraestrutura convida secretário a esclarecer caso Siemens/Alstom na Alesp

Por | 13/11/2013

Após intensa negociação com representantes da base governista, foi aprovado, em reunião da Comissão de Infraestrutura (29/10), da qual o deputado Geraldo Cruz faz parte, o requerimento para trazer à Alesp o engenheiro Pedro Benvenuto, atual secretário executivo do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas da Secretaria do Planejamento.

O motivo do convite são as denúncias veiculadas pela imprensa paulista sobre cartel envolvendo as empresas Alstom e Siemens para fornecimento de insumos ao Metrô e CPTM. Benvenuto, na época abrangida pelas denúncias, era coordenador de gestão e planejamento da Secretaria de Transportes Metropolitanos.

De acordo com a imprensa, ele frequentava o escritório do consultor José Fagali Neto, principal suspeito de intermediar o pagamento de propinas entre as empresas e membros do governo paulista.

Nessa reunião também se aprovou a realização de audiência pública para tratar do impedimento, por parte de instituições bancárias, de se pagar diretamente nas agências as contas de água, luz e telefone.

Igualmente, será marcada audiência pública para discutir problemas referentes à Bacia Hidrográfica da Represa Billings.