Jandira tem prestação de contas

DSC_1170

Por | 24/10/2013

Um mandato feito pela e para a participação popular. Este é o mandato do deputado estadual Geraldo Cruz, que iniciou em setembro uma série de encontros para prestação de contas à população em diversas cidades da região metropolitana e interior de São Paulo.

A mais recente atividade de prestação de contas foi em Jandira, Grande São Paulo, dia 20/10. No encontro realizado na Câmara Municipal, Geraldo Cruz falou dos principais projetos de lei que elaborou, emendas, trabalho conjunto com os municípios paulistas, funcionamento da Assembleia Legislativa e conjuntura política.

Na luta pela democratização e transparência das ações do governo, por exemplo, o deputado petista lançou em setembro a base de dados Transparência na Educação – informações das escolas estaduais paulistas. “Essa base de dados representa o resgate na prática da transparência das informações e o que de fato queremos é nos unirmos para melhorar a escola”, disse. 

Geraldo Cruz exemplificou sua atuação ainda por meio do Projeto de Lei da Juventude (PL 304/2013), aprovado na Alesp, mas sancionado apenas parcialmente pelo Governador. Transformada em lei, a iniciativa torna obrigatória a implantação de políticas públicas para pessoas de 15 a 29 anos residentes no Estado.

“Mas o mesmo parlamento que aprova um projeto com essa relevância, é capaz de aprovar também projetos que criam, por exemplo, o ‘Dia do Ovo’ e a ‘castração humana’”, criticou o deputado. Já o público, num misto de incredulidade e reprovação, riu.

As emendas destinadas a Jandira entre 2011 e 2013, totalizando R$ 300.000,00, foram detalhadas por Geraldo Cruz. Ele ressaltou ainda que essas e outras informações foram divulgadas em um boletim informativo do mandato específico para a cidade que começou a ser distribuído no evento.

Já a iniciativa do deputado estadual em prestar contas à população sobre o seu mandato parlamentar recebeu elogios de pessoas presentes. Para um dos participantes, o fato é inédito no município.

Lideranças políticas e da comunidade local participaram do evento. Paulinho Bururu, prefeito de 2001 a 2008 falou da efetiva atuação política de Geraldo Cruz em Jandira e da sua relação parceira, desde a época em que foi prefeito de Embu das Artes. O vereador Zezinho do PT ressaltou a trajetória de luta do agora deputado estadual, que antes de ser chefe do Executivo municipal foi vereador por três mandatos. O encontro contou ainda com a presença da secretária municipal de Habitação, Maura Soares, do presidente do PT na cidade, Dr. Paulinho Oliveira, e de candidatas e candidatos ao Conselho Tutelar de Jandira. (Veja a galeria de fotos.)