Artigo: Dois governos, duas formas de relacionamento com os municípios

depestadual_geraldocruz

Por | 18/10/2013

Nas últimas semanas nossa região tem sido palco de debates em torno de ações que serão implementadas, respectivamente, pelos governos estadual e federal. Há alguns meses, por solicitação de nosso mandato, técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão vinculado ao governo federal responsável pelas obras em rodovias federais, reuniram-se conosco e com lideranças comunitárias dos bairros próximos ao KM 276 da BR-116, para discutir a instalação de uma alça de acesso (retorno).

Embora seja uma antiga demanda de moradores, empresas e comércios instalados em bairros como o Jd. São Judas, em Taboão da Serra, e Vista Alegre, em Embu das Artes, o “retorno”, como vem sendo chamada a obra, beneficiará todas as pessoas que transitam pela BR-116, entre os dois municípios.

Algumas pessoas tentaram partidarizar o diálogo, instigando a população de Taboão da Serra contra o governo federal e nosso mandato, alegando que estamos tentando beneficiar apenas Embu das Artes. Felizmente, a disposição de dialogar do governo federal, e nosso bom senso em não responder às mentiras que parecem visar as eleições do próximo ano, têm superado os discursos tão inflamados quanto vazios acerca da obra.

Em menos de dez dias, a ANTT, por solicitação de nosso mandato, reuniu-se três vezes com prefeitos e lideranças comunitárias de toda a região para discutir o assunto. Todos os que se dispuseram a dialogar puderam opinar e, inclusive, fazer outras reivindicações. No próximo dia 30, técnicos do órgão vêm reunir-se mais uma vez com as equipes técnicas dos municípios que compõem o Conisud. Aliás, há anos este é um tema exaustivamente debatido neste Consórcio, criado justamente para pensar o desenvolvimento regional, superando vaidades pessoais de políticos que em nada contribuem para melhorar a vida das pessoas.

Chamo a atenção para o fato de o governo federal, por meio da ANTT, não fugir dos debates e não partidarizar críticas e sugestões. Por exemplo, mesmo optando por não participar das conversas coletivas e transparentes por meio das reuniões, a prefeitura de Taboão da Serra, administrada pelo PSDB, recebeu atenção individualizada, sendo atendida em conversas individuais com o órgão.

Em sentido oposto, o anúncio da instalação de uma unidade do Poupatempo na Praça Luiz Gonzaga, feito pelo governo estadual na última semana, foi acompanhado de truculência. As pessoas que saudaram a iniciativa, mas que reivindicaram dialogar para definir o melhor local, foram hostilizadas.

Pessoalmente, considero o Poupatempo um serviço de importância inestimável para a população. Tanto assim que, em 2001, quando prefeito de Embu e membro do Conisud, demandei a instalação do órgão na região.

Fico feliz que 12 anos depois o governo estadual tenha decidido atender a reivindicação. No entanto, acredito que todo gestor público deve estar preparado para ouvir e ponderar sobre as observações feitas às suas atitudes, por melhores e bem intencionadas que sejam.

Neste caso, lamento que depois de tanto tempo de espera, a população tenha que abrir mão de um dos únicos equipamentos de lazer existentes em Taboão da Serra para acessar o Poupatempo. Considerando toda a carência de equipamentos públicos em nossa região, penso ser imprudência – ou incompetência -, desativar uma praça, que deveria ser revitalizada, para a instalação de um serviço tão importante.

Por que a população tem que ser penalizada? Por que para acessar um direito, deve abrir mão de outro?

Há, em Taboão da Serra, inúmeros terrenos que poderiam ser disponibilizados para o Poupatempo. Sugiro que o governo estadual aprenda com o governo federal e abra o diálogo, ouvindo a comunidade e também as autoridades, eleitas para representar os anseios da população. 

Assim, a exemplo do que vem ocorrendo com a discussão da instalação da alça de acesso, o debate em torno da localização do Poupatempo poderá constituir-se numa excelente oportunidade para se discutir benefícios para a região em geral, e Taboão da Serra em particular.

Para tanto, basta superar as vaidades pessoais e se fazer a opção pela gestão pública orientada para os interesses públicos.

Saudações PeTistas,

Geraldo Cruz
Dep. Estadual