Artigo: Governo de SP admite não saber o número de professores necessários à rede estadual de ensino
Por | 11/09/2013
Entre as escolas de ensino fundamental de oito anos da mesma rede, 2.722 (69%) não contavam com laboratório de ciências e 956 (25%) não dispunham de quadras cobertas.
A base foi construída a partir de informações oficiais enviadas pela Secretaria Estadual de Educação ao meu mandato, em resposta a um requerimento de informação que elaborei em fevereiro de 2013.
No final de julho, parte das informações solicitadas foi entregue, de forma desagregada, o que, na prática, inviabilizava sua compreensão. Por isso, organizamos as informações de maneira que as pessoas possam acessar todas as informações por escola, município ou mesmo do total do Estado.
Muito me impressionou, na resposta ao requerimento de informação, o fato de a Secretaria Estadual de Educação assumir que “não há uma previsão do número de professores necessários na rede estadual de escolas, devido à criação de escolas, que ocorre na capital e nos demais municípios do estado, para atender a demanda de alunos, e pela mobilidade de professores, que devido a classificação no processo de atribuição de aulas, pode ocorrer durante todo o ano, tanto nas escolas como nas Diretorias de Ensino”.
Considero gravíssimo o órgão responsável pela educação no Estado não saber o número de professores necessários na rede. Como se pode planejar uma política pública sem esta informação básica? Como organizar concursos?
Nossa contribuição é pequena, mas mostra que é possível dar transparência às informações de maneira simples. Esperamos que a sociedade se aproprie desses dados. Da nossa parte, assumimos o compromisso de, anualmente, repetir o requerimento de informação para atualização dos dados, até que o Poder Executivo decida cumprir sua obrigação, e fazer ele mesmo este trabalho.