Ativo, Fórum de Transportes leva demandas adiante com apoio do Conisud

forumtransp_mandatogeraldocruz77

Grupo debateu problemas como lotação, descumprimento de horários e falta de sanitários em pontos finais ou iniciais

Por | 29/08/2013

Na luta por um sistema de transporte coletivo intermunicipal justo e de qualidade, o Fórum Permanente de Transportes reuniu-se no domingo, 25/8. Iniciativa do mandato do deputado estadual Geraldo Cruz, o encontro realizado na Câmara de Embu das Artes contou com representantes de entidades locais e de Taboão, Itapecerica, Embu-Guaçu, Cotia e Itapevi.

Os participantes debateram problemas como a lotação dos ônibus, o descumprimento do horário nos períodos de maior demanda de passageiros, a falta de fiscalização e de sanitários nos pontos finais ou iniciais das linhas.

O Fórum tem o importante apoio do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud). Por meio da Câmara Técnica de Transporte e Mobilidade Urbana, o órgão busca soluções para dois dos principais problemas comuns às cidades da região.

Segundo Paulo Oliveira, coordenador de políticas estratégicas do Conisud, a Câmara trata não só do transporte intermunicipal como também nas cidades. “Lutamos para que os municípios tenham autonomia para criar linhas integradas com outras linhas de municípios da região e com bilhetagem eletrônica”, exemplificou. Hoje, a criação de linhas intermunicipais é uma atribuição do governo do Estado por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM).

O Consórcio estabeleceu um cronograma de reuniões com representantes da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, ligada à STM) para discutir a extensa pauta de demandas da população. Na próxima, marcada para 3/9 na sede do Conisud, o Fórum será representado por quatro membros: Gláucio Oliveira (Taboão da Serra), Marcos Florêncio Bezerra (Marcão) e Erisvaldo José dos Santos (Nino) – Embu das Artes, José Leandro (Itapecerica) e Carlinhos Aniceto (Cotia/Itapevi).

Outras reuniões estão marcadas para 10 e 17/9. No fim de setembro deve ser realizada uma audiência pública, e mais uma vez o secretário estadual de Transportes é aguardado. Já o Fórum voltará a se reunir no último domingo do mês, dia 29.

Abaixo-assinados
Por meio do Fórum, quatro abaixo-assinados estão circulando nas cidades da região. A população reivindica a criação de linhas do bairro Pinheirinho (Embu) a Pinheiros (São Paulo) e de Embu para Taboão, passando pela AME Jd. Helena e pelo posto do INSS; horário integral da linha Embu-Vista Alegre a São Paulo-Pinheiros; e alteração de itinerário para atender ao público do Hospital Santa Mônica (Itapecerica). 

Confira a lista de demandas do Fórum:

Unificação das tarifas pelo menor preço;
Bilhete Único Metropolitano;
Integração com o cartão eletrônico intermunicipal sem cobrança de nova tarifa;
Implantação de corredor exclusivo para ônibus no trecho urbano da BR 116;
Integração com o Bilhete Único da cidade de São Paulo (SPTrans);
Criação da linha Taboão da Serra-Centro Itapecerica-Centro, passando por bairros de Embu das Artes e Taboão (Jd. Pirajuçara, Sta. Tereza, Vazame, Sta. Emília e Sto. Eduardo);
Criação de linha de Embu das Artes à AME Jd. Helena;
Atendimento em horário integral da linha Embu-Vista Alegre a Pinheiros;
Criação da linha Embu-Pinheirinho a Pinheiros;
Atendimento ao bairro e hospital Sta. Mônica em Itapecerica da Serra;
Criação da linha Embu-Jd. do Colégio a Pinheiros pela BR 116 (Shopping Taboão).