Geraldo Cruz reúne-se com dirigente da Apas

DSC_0005_1

José Eduardo Carvalho, diretor da Apas e do Supermercados Violeta e o deputado Geraldo Cruz

Por | 22/08/2013

O diretor distrital Oeste da Associação Paulista de Supermercados (Apas) José Eduardo Carvalho recebeu a visita do deputado Geraldo Cruz no último dia 19/8. O encontro realizado na unidade Butantã dos Supermercados Violeta teve a participação de Luciana Carvalho, Rafael Martins e Anderson Marques, que ao lado de José Eduardo integram a equipe de gestores da rede varejista.

A Substituição Tributária (ST) para queijos foi um dos principais assuntos tratados. Segundo Carvalho, a Apas apoia a proposta de inclusão do produto nesse modelo de tributação.

A ST consiste em gerar a tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na indústria, que se torna neste caso contribuinte substituto. Segundo os dirigentes varejistas, tributar o produto em sua fabricação, de um lado, agiliza a arrecadação e facilita a fiscalização por parte do Estado, de outro, promove a justiça fiscal e combate a concorrência desleal.

Geraldo Cruz comprometeu-se a lutar junto com os segmentos de supermercados e padarias para que o governo estadual adote a ST para queijos, a exemplo do que o Executivo paulista fez para outros alimentos e produtos como materiais de construção. Apesar de extensa, a lista de produtos caracterizados como ST exclui não só queijos, mas também arroz e feijão, que compõem a cesta básica.

Em vigor desde 2010 no estado de São Paulo, a ST promoveu o aumento da arrecadação de ICMS. Mas com a não inclusão de novos produtos na lista, os recursos arrecadados estão diminuindo.