Fórum Permanente de Transportes reúne-se e luta por mudanças

DSC_0340

Fórum ressalta importância dos movimentos sociais e levará demandas à EMTU

Por | 5/08/2013

Entidades buscam melhorias como Bilhete Único Metropolitano, novas linhas e itinerários, mais e melhores ônibus.

O Fórum Permanente de Transportes, instituído pelo Mandato do Deputado Estadual Geraldo Cruz (PT), realizou sua segunda reunião, desta vez na Câmara Municipal de Embu das Artes, no domingo, 28/7. Participaram do encontro cerca de 100 pessoas, entre elas representantes de entidades sociais e lideranças políticas: os vereadores Sandoval Pinheiro (Doda) - PT, presidente da Câmara, Edvanildo Nascimento (Jabá do Depósito) - PTC, e Jefferson Siqueira “do Caminhão do Lixo” (PR).

Como objetivos principais do Fórum, entre as propostas levantadas estão a luta pelo Bilhete Único Metropolitano, com unificação tarifária pelo menor valor e o atendimento de algumas importantes demandas dos moradores de bairros populosos de Embu das Artes, Itapecerica e Taboão da Serra, que sofrem pela falta de linhas, itinerários inadequados e má qualidade do transporte.

No Jd. Vista Alegre (Embu), repleto de subidas, os moradores reivindicam que os ônibus atendam o bairro durante todo o dia, não somente nos horários de pico, como acontece atualmente.

O Fórum encaminhará o pedido de criação de uma linha que saia do Jd. Pinheirinho, outro bairro embuense alto localizado às margens da rodovia Régis Bittencourt. Hoje, a população local depende dos ônibus vindos de Itapecerica e é obrigada a descer até a via paralela à BR 116.

Outra reivindicação é que seja criada uma nova linha que passe pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Taboão. A unidade de saúde é referência para realização de exames laboratoriais na região. O itinerário desta linha deverá incluir ainda o posto do INSS, bastante procurado pela população. Os moradores reclamam a falta de ônibus, de integração e de linha direta. 

Já em Itapecerica, os moradores do Sta. Mônica reivindicam uma linha intermunicipal que passe pelo hospital localizado no bairro. A alteração do itinerário da linha que atende o bairro Branca Flor também poderia solucionar o problema.

Todas as demandas levantadas terão abaixo-assinados como instrumentos de reivindicação que serão entregues à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), responsável pelo sistema intermunicipal.

Movimentos sociais

Durante a reunião, Geraldo Cruz ressaltou a importância da atuação do Fórum para levar adiante as demandas. “Quero que este seja um movimento do Fórum, que é um espaço criado pelas entidades que lutam pela qualidade do transporte, independentemente do meu mandato”, declarou. Ainda segundo o deputado, seu mandato é um instrumento a serviço dos movimentos sociais.

Por fim, os participantes do encontro definiram um cronograma de reuniões, que serão realizadas todo último domingo do mês na Câmara Municipal de Embu das Artes. Representantes das viações Miracatiba e Pirajuçara serão convidados a participar da próxima reunião. Entre os assuntos na pauta está a limpeza dos ônibus, em que até baratas são vistas pelos usuários.