Juventude com sede de participação

AnaLuizaAlvesdosSantos_reduzida

Ana Luíza Alves dos Santos, 16 anos: educação de qualidade, oportunidades, emprego evitarão que os jovens procurem o dinheiro fácil, que leva às drogas, ao tráfico, ao crime.

Por | 27/06/2013

Os jovens vieram dispostos a participar do debate "Maioridade Penal: quem decide por você?", realizado dia 20/6 na Câmara de Embu das Artes. Cartazes empunhados por alguns estudantes demonstravam a posição contrária à redução da maioridade penal. Durante o evento, dois adolescentes usaram a palavra e expuseram porque eram a favor e contra a medida. Ana Luiza Alves dos Santos, 16 anos, moradora do Jd. Sta. Luzia, discorda em reduzir a idade penal. “Se a gente ‘ter’ educação de qualidade no nosso município e no nosso Brasil todo, oportunidades para os jovens, emprego, cursos e várias outras coisas, não vai ter o por quê do jovem procurar o dinheiro mais fácil, que leva às drogas, ao tráfico, ao crime de qualquer forma”, observou. Já Kevin Luiz Matos de Jesus, 15 anos, residente no Jd. Casa Branca, defende a redução da idade penal. “Eu não acho que um jovem que rouba um pão, por alguma necessidade, ‘tem’ que ser preso, mas o que mata o outro sem nenhum motivo, tem que ser responsabilizado por isso.” Ambos foram bastante aplaudidos.

Com punho cerrado e segurando um cartaz durante quase todo o debate, John Lennon Silva dos Santos, 21 anos, estudante do 1º ano de Serviço Social, parecia ser o retrato de uma juventude sedenta por manifestar sua opinião. “O tema do debate não deveria ser a redução da maioridade penal, e sim políticas públicas para a juventude vulnerável. A juventude que é esquecida, só é lembrada na hora de criminalizá-la”, sentenciou.

Houve quem criticasse desde as más condições dos presídios à posição da mídia. “Gostaria que melhorassem as prisões”, disse Maicon Douglas Ap. dos Santos, 16 anos, morador do Jd. São Luiz e estudante do 9º ano. “Os presídios estão superlotados e a solução é ter mais projetos sociais. A sociedade já pune os jovens e acho que a mídia ‘tá’ influenciando a criminalização dos jovens. Defendo projetos sociais, conscientização e não punição”, afirmou D Rock (Vinícius Lourenço), 20 anos, morador do Jd. Ângela (Embu das Artes), arte-educador e estudante de música e teatro.

Houve também aqueles que esperavam algo mais que o debate. Presente até o fim do evento, Luciana Santos França, 15 anos, estudante do 8º ano e moradora do Pq. Pirajussara foi objetiva: “Não adianta falar demais. É preciso fazer mais e falar menos”.

Criado pelo deputado estadual Geraldo Cruz, o PL da Juventude vem de encontro aos anseios de John Lennon, Luciana, D Rock e tantos outros jovens, ao determinar que o governo do Estado de São Paulo implemente políticas públicas para a população de 15 a 29 anos, priorizando aqueles em situação de vulnerabilidade social.

Acesse aqui o PL da Juventude na íntegra.

Leia mais:

Maioridade penal: debate lota Câmara de Embu das Artes

Veja a Galeria de Fotos