Deputado prestigia Festival de Caratê no Ginásio do Independência

festiva_de_carate

Logo na abertura do festival a apresentação do grupo Yamabuki Taikô surpreendeu os presentes

Por | 7/06/2013

O deputado estadual Geraldo Cruz prestigiou o Festival de Caratê realizado dia 25, no ginásio Poliesportivo do Jardim Independência, bairro onde reside em Embu das Artes. Ele se surpreendeu com  a qualidade e diversidade das modalidades que estão sendo praticadas na cidade por meio do Programa Esporte Cidadão. Ele defendeu o esporte como política de inclusão e cidadania e falou da satisfação de prestigiar apresentações de tamanha qualidade na comunidade onde iniciou sua militância política.

 Cerca de 150 alunos com idade entre 6 a 17 anos participaram de um Festival, organizado pela secretaria municipal de Esportes e Lazer, que serviu para apresentar aos pais, a comunidade e aos próprios atletas toda a riqueza da cultural oriental na área do esporte. O desempenho e a determinação de um atleta que tinha apenas uma das pernas fez os presentes vibrarem.

  Logo na abertura do festival a apresentação do grupo Yamabuki Taikô surpreendeu os presentes com o som arrancado do grande tambor e outros instrumentos utilizados pelo grupo de Itapecerica da Serra. Com movimentos firmes, coordenados e rítmicos os atletas fizeram bonito merecendo os aplausos animados da platéia.

 Os praticantes de atividades denominadas de Kata,  que é o conjunto de movimentos de ataque e defesa realizados em conjunto ou individualmente,  presente em diversas artes marciais japonesas, assim como os de Bunkay, estudo das aplicações práticas do Kata, também se esmeraram em mostrar sua arte.

 As competições de Kata e Shiai Kumite, tipo de combate com regras oficiais e tempo definido, é a modalidade mais utilizada em competições de caratê, foram o ponto alto da tarde onde o esporte mostrou na prática a sua capacidade de integrar, disciplinar e promover a superação. 

O secretário de Esportes de Embu das Artes, professor Silvino Bomfim, falou do empenho do prefeito Chico Brito de incentivar a prática de atividades esportivas na cidade visando a descoberta de talentos nas mais diversas modalidades.