1º de Maio: Jd. Ângela e região celebram 25 anos da Paróquia Santos Mártires

DSC_0255

Pde. Jaime cumprimenta o deputado estadual Geraldo Cruz, observado pelo subprefeito de M'Boi Mirim, Antonio Carlos Dias

Por | 8/05/2013

Deputado Geraldo Cruz participa da missa do Jubileu de Prata da comunidade religiosa e social que mudou a face de bairros da zona sul paulistana

O dia não poderia ser mais adequado: no feriado de 1º de Maio, Dia do Trabalhador, o sol parecia dar novos contornos à rua Luís Baldinato, no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo, com a celebração do Jubileu de Prata e dos Trabalhadores da Paróquia Santos Mártires.

    A igreja, fruto também do esforço de trabalhadores e trabalhadoras das comunidades locais, mesmo em obras de expansão, ficou superlotada. Todos queriam participar da missa e comungar da felicidade de ver a obra religiosa e social inaugurada em 1988, ainda mais sólida e presente no dia a dia das comunidades de uma região que felizmente deixou no passado o triste título de mais violenta do mundo.

O júbilo pelos 25 anos da Santos Mártires foi também uma justa homenagem aos padres irlandeses Jaime Crowe e Eduardo McGettrick, missionários da Sociedade São Patrício que conduzem a Paróquia e a Sociedade Santos Mártires. Reconhecida e premiada por ações de desenvolvimento sustentável, valorização da vida e de direitos humanos, a entidade social presidida pelo Pe. Jaime realiza atualmente cerca de 10.000 atendimentos diretos e 30.000 indiretos mensais por meio de 29 serviços, tais como educação infantil e cursos de qualificação profissional.

O deputado Geraldo Cruz (PT) participou da celebração em meio às centenas de pessoas presentes para partilhar da felicidade da população local. “Uma festa linda, digna das comunidades da região do Jardim Ângela, do trabalho e da dedicação religiosa e social dos padres Jaime e Eduardo e de todos os líderes religiosos responsáveis pela Paróquia Santos Mártires”, declarou.

Vida em comum

Muito da vida de Geraldo Cruz, desde que chegou a Embu das Artes no início dos anos 1970, está ligada à missão do Pe. Jaime na cidade em que permaneceu até transferir-se para o Jardim Ângela. A participação na Comunidade Eclesial de Base (CEB) da igreja católica do Jardim Independência, em Embu das Artes, e o estímulo do padre contribuíram para a formação do líder popular e político que Geraldo Cruz se tornou: vereador por três vezes, prefeito entre 2001 e 2008 e agora deputado estadual.

Essa trajetória de vida em comum explica o modo como o Pe. Jaime anunciou a presença de Geraldo Cruz na missa: “Aqui está também meu filho, o deputado Geraldo Cruz, Geraldinho”, a quem abraçou fraternalmente no fim da celebração.

A missa especial foi conduzida pelo bispo da Diocese de Campo Limpo, Dom Luiz Antônio Guedes, e acompanhada por outros líderes religiosos, como Dom Fernando, lembrado pelo Pde. Eduardo como idealizador da Paróquia Santos Mártires, um nome singular, escolhido para homenagear pessoas igualmente singulares que lutaram e morreram em defesa do trabalho, das transformações sociais e da dignidade para todas e todos.