Deputado participa de encontro com ministro da Educação

Por | 2/04/2013

O deputado Geraldo Cruz participou, nesta segunda-feira (11/3), de encontro com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na Assembleia Legislativa, juntamente com o líder da bancada do PT e outros representantes do partido. O ministro veio a São Paulo para participar de audiência pública convocada pela Comissão de Educação para debater temas pertinentes a sua área de atuação e, mais especificamente, o acesso às universidades públicas pelo sistema de cotas.

Mercadante lembrou que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é segundo maior exame do planeta e significa um passaporte seguro para o ensino superior e que ter uma boa colocação no Enem é ter acesso garantido no ProUni (Programa Universidade para Todos), Sisu (Sistema de Seleção Unificada ), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e no Ciências sem Fronteiras. “Buscamos sempre a qualidade na Educação, avaliando, qualificando e dando transparência aos dados”, comentou o ministro.

O deputado Geraldo Cruz, em conjunto com o então deputado Simão Pedro, atual secretário de Serviços na Prefeitura de São Paulo, apresentou e teve aprovado projeto de lei determinando a divulgação em local visível, em todas as escolas paulistas, de dados educacionais que revelariam a qualidade do ensino e dariam mais transparência às ações do governo na educação, tais como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), repasse de recursos, número de professores por disciplina e de alunos por sala de aula, entre outros.

“Mas o governador Alckmin decidiu vetar o projeto e manter na obscuridade a transparência e o direito de cada pai, cada mãe de saber as reais condições da escola em que seus filhos estão matriculados”, disse o parlamentar.

Recentemente, os vereadores de Embu das Artes aprovaram por unanimidade Moção de Apoio ao Projeto de Lei 1.087 de 2011de Transparência na Educação, que é assegurada a participação da sociedade civil nas decisões dos governos e que a educação é dever do Estado, da família e da sociedade. “É dever do poder Legislativo propor mecanismos de participação da sociedade civil em todos os segmentos e, particularmente e principalmente, na educação”, diz o documento, encaminhado ao governador e à presidência da Alesp.

Legenda da Foto: Geraldo Cruz, ao lado do líder do PT na Alesp, Alencar Santana, recebe ministro Aloizio Mercadante na Alesp