Geraldo Cruz participa de lançamento de frente pró-municípios de interesse turístico

Por | 2/04/2013

O deputado Geraldo Cruz participou, dia 20/3, do lançamento da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico (Fremitur), da qual é membro efetivo, na Assembleia Legislativa de São Paulo, com a presença de prefeitos e vereadores de diversas cidades do interior do Estado.

Este movimento parlamentar suprapartidário tem como objetivo lutar em favor das cidades paulistas que possuem atrativos turísticos, modernizar a legislação de estâncias e possibilitar que um número maior de municípios possa ter acesso aos recursos do Fundo de Melhoria das Estâncias.

“Embu das Artes já se enquadra legalmente entre as estâncias turísticas do Estado de São Paulo, mas sempre faltam recursos para um efetivo desenvolvimento de seu potencial turístico. Por isso, todo movimento a favor de municípios com esse mesmo potencial receberá minha participação e apoio por mais verbas do Estado”, disse o deputado Geraldo Cruz, que aproveitou o momento para manter contato com prefeitos e vereadores presentes à Assembleia Legislativa, em especial com os representantes do Conisud.

O parlamentar lembrou da existência do PLC 32/2012, proposto pelo deputado João Caramez, coordenador desta frente parlamentar, que tem por objetivo estabelecer requisitos para a classificação de estâncias e municípios de interesse turístico. O projeto adota um novo conceito de estância turística, independentemente de sua natureza ou vocação, que pode ser voltada para qualquer um dos segmentos definidos pelo Ministério do Turismo, como por exemplo, turismo social, cultural, religioso, de esportes, de aventura, rural, náutico, de pesca, de estudos e de intercâmbio, entre outros, ampliando o número de municípios a serem beneficiados com os recursos do Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (Dade).

Para o deputado Geraldo Cruz, “precisamos adotar sempre medidas que propiciem a destinação dos recursos aos municípios, para que possam desenvolver suas potencialidades, atrair turistas, promover sua economia e garantir melhores condições de vida a sua população”. 
 
Fizeram parte da mesa de debates, além de seu coordenador João Caramez, os deputados Célia Leão (PSDB), coordenadora da Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo, Itamar Borges (PMDB), presidente da Comissão de Atividades Econômicas, o secretário de Turismo, Cláudio Valverde, representando o governador Geraldo Alckmin, o presidente da Amitur, Jarbas Favoretto, o presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Sebastião Misiara, o presidente do Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo (Sindiprom), Armando Arruda Pereira, o presidente do Cepam, Lobbe Neto, e o presidente da Apresesp, Antonio Luiz Colucci.