Mandato de Geraldo Cruz apóia inclusão digital promovida na Asmoreji

asmoreji

Curso de informática está mudando a vida dos alunos; a maioria aprendeu a fazer compras e se comunicar via internet

Por | 2/04/2013

O mandato deputado estadual Geraldo Cruz apóia os cursos de informática ministrados na Associação de Moradores da Região do Jardim Independência e (Asmoreji). A entidade é uma das antigas de Embu das Artes e nasceu no seio das comunidades eclesiais de base com a participação do deputado. Atuou nos bairros da região na mobilização e luta em favor de investimentos em infraestutura, implantação da rede de água, transporte público, saúde e educação. Agora Asmoreji prepara pessoas de todas as idades para ingressar na era digital.

Dona Francisca da Silva de Oliveira, 75 anos, moradora da Estrada Constantinopla, 903, Jardim Marina, em Embu das Artes, é uma das alunas da turma de informática da terceira idade. Há pouco tempo ela comprou um computador e está aprendendo a usar a internet, graças as aulas que freqüenta na Asmoreji.

“Estou gostando muito. Já sei fazer algumas coisas e quero aprender mais. Quero conversar com as minhas amigas e entrar nos sites do meu interesse para saber das coisas”, conta otimista.

Maria de Fátima, 58, mora na rua Pavão, no Jardim Fabiana. Ela admite que quando começou as aulas não sabia nem ligar ou desligar o computador e ficava apavorada quando as filhas esqueciam o equipamento ligado. Agora ela não esconde a alegria de saber navegar com segurança em sites de compras. Um dos maiores orgulhos da dona de casa é ter aprendido a comprar sozinha passagens áreas.

“Gostei demais das aulas. Agora eu já aprendi muitas coisas e não incomodo mais as pessoas. O ano passado fui viajar e comprei as passagens sozinha pelo computador. Meu objetivo é aprender a usar mais a internet, mandar emails, fazer currículos e usar outros programas”, disse ela.

Quem também é só sorrisos quando o assunto é  informática é o seu Marcelo José Ramiro, 55, casado com dona Maria de Fátima. Assim como a esposa ele está empenhado em descobrir os segredos do mundo da informática. “Aprendi um pouco o ano passado e voltei agora para aprimorar mais. Já consigo entrar na internet e quero aprender mais”, relata.

O professor das turmas de informática da Asmoreji, Ivanildo Gouveia de Souza (Didão), revela sentir ampla satisfação pessoal por estar ajudando a abrir as portas do mundo online para os 70 alunos. Ele dá aulas para seis turmas, sendo três na segunda-feira e outras três às quintas-feiras. Os horários da primeira turma é das  8h às 10horas, a segunda turma começa às 10h e vai até 12 horas e a última turma tem aulas das 14h às 16 horas.

Didão explica que os horários estão divididos para atender às crianças que estudam na Asmoreji, os alunos do Projovem, a terceira idade e a comunidade em geral. Ao todo são oferecidas 70 vagas. Para participar das aulas os interessados devem procurar a Asmoreji localizada na rua Jaçanã, nº 138, no Jardim Fabiana em horário comercial.