Câmara de Embu aprova moção de apoio ao PL que propõe transparência nos dados da educação

camara1

Vereadores aprovaram moção por unanimidade em apoio ao projeto que pede transparência na educação

Por | 14/03/2013

Os vereadores de Embu das Artes aprovaram por unanimidade, na sessão do último dia 6/3, Moção de Apoio ao Projeto de Lei 1.087 de 2011, de autoria do deputado estadual Geraldo Cruz, que obriga o Estado a divulgar em local visível, em todas as escolas paulistas, os dados referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), repasse de recursos, número de professores por disciplina e de alunos por sala de aula, entre outros, teriam de ser afixados em local visível em cada uma das escolas paulistas, além de serem divulgados no site da Secretaria de Educação e enviados por meio de cartas às famílias que eventualmente não tivessem acesso à internet. 

O projeto foi vetado pelo governador sem justificativa plausível e ganhou ampla repercussão, demonstrando, de um lado, apoio ao projeto do parlamentar e, de outro, posições críticas à decisão do governo paulista publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 21/2. Veja aqui

A moção foi proposta pela presidência da Câmara e subscrita por todos os vereadores depois que a jornalista e pesquisadora da área da educação, Mariangela Graciano, usou a tribuna popular para apresentar detalhes do projeto aos vereadores e criticar o veto do governo. Na ocasião a jornalista explicou as dificuldades que os pesquisadores da área enfrentam para ter acesso aos dados e lembrou que é direito dos pais conhecerem detalhes da escola onde os filhos estudam.

Na moção os vereadores apontam que é assegurada a participação da sociedade civil nas decisões dos governos e que a educação é dever do Estado, da família e da sociedade. “É dever do poder Legislativo propor mecanismos de participação da sociedade civil em todos os segmentos e, particularmente e principalmente, na educação”, diz o documento que será encaminhado ao governador e à presidência da Alesp.