Assembleia discutiu Objetivos do Milênio em seminário

alesp_Objetivos_do__Milenio795

Assembleia sediou seminário sobre o tema na última semana

Por | 4/03/2013

O secretário nacional de Relações Político-Sociais, Wagner Caetano, da Secretaria-Geral da Presidência da República, esteve em São Paulo, no dia 28 de fevereiro, para falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em um evento na Assembleia Legislativa, no plenário Tiradentes, às 10h.  

O convite foi formalizado pelas entidades SOS Racismo, Agentes de Pastoral Negros do Brasil e Instituto Pastor Alfredo Reidkdal de Assistência Social e Cultura. 

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000. Na ocasião, 191 nações se comprometeram a, até 2015, acabar com a fome e a miséria; oferecer educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; estabelecer parcerias para o desenvolvimento 

De acordo com o governo federal, o desempenho brasileiro só tem sido possível em função da participação social e de uma série de políticas públicas colocadas em curso nos últimos anos que trouxeram impactos positivos sobre os ODM.  

No objetivo um, por exemplo, a meta nacional de reduzir a porcentagem de pobres a ¼ da de 1990, apesar de ambiciosa, foi cumprida e superada em 2008.  

O Brasil sem Miséria potencializou esse esforço. O programa pretende retirar mais de 16 milhões de brasileiros da extrema pobreza. A busca ativa para “encontrar” essas pessoas conseguiu incluir no Cadastro Único, de junho de 2011 a março de 2012, 687 mil novas famílias, que já estão recebendo o Bolsa Família. Em maio de 2012, o programa atendia a 13,5 milhões de famílias. 

Outra iniciativa que integra o Brasil Sem Miséria é o Brasil Carinhoso, lançado em maio de 2012. A meta é a superação da miséria em todas as famílias com crianças de 0 a 6 anos, além de ampliar o acesso a creche, pré-escola e saúde. O benefício para superar a pobreza extrema é de pelo menos R$ 70 por pessoa, que é destinado a famílias extremamente pobres com crianças nessa faixa etária. O início do pagamento, em junho de 2012, reduziu a extrema pobreza total em 40%.