Deputado cobra investimentos do governo de São Paulo em habitação popular

ccjr

Deputado criticou inércia do governo na área da habitação

Por | 22/02/2013

O deputado estadual Geraldo Cruz criticou a ausência de política habitacional no Estado de São Paulo durante visita do ministro Aldo Rebelo à Embu das Artes, no sábado 16/02, para tratar das oportunidades geradas pela Copa do Mundo e Olimpíadas do Brasil. O auditório onde foi realizado o encontro ficou lotado de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) que ocupam há quase um ano sem qualquer infraestutura a área denominada de Mata do Roque Valente, em Embu das Artes. Foi para o local que migraram as famílias despejadas debaixo de violência do bairro do Pinheirinho pelas forças policiais do estado no começo de 2012.

Segundo o deputado, a ineficiência do governo estadual na área da moradia contrasta com a política habitação do governo federal que tornou o Minha Casa Minha Vida sucesso em todo o País.

Para o parlamentar já passou da hora do governo agir com firmeza visando atender aos anseios das quase 4 mil famílias que vivem no acampamento sem qualquer ajuda dos órgãos estaduais.

“A inércia do governo do estado nesse caso é inaceitável. Faço questão de saudar cada morador e moradora daquela área pela resistência. Também não posso deixar de afirmar que o governo Alckimim deve uma resposta às famílias”, apontou o parlamentar.

Ele lembrou que a área foi desocupada pelo governo estadual há mais 10 anos, com a finalidade de construir um parque, mas o fato é que desde então a demanda por moradia aumentou demais na região e a falta de investimento no setor agravou o quadro. A prefeitura de Embu das Artes luta para sensibilizar o governo a usar 1/3 da área para a construção de moradias populares por meio do CDHU, enquanto a outra parte é destinada à construção do Parque.

“Essa é uma proposta coerente que atende ao movimento e preserva o meio ambiente. Essa área foi desapropriada há mais de 10 anos. Já passou da hora do governo agir e atender os movimentos de moradia” sustentou o deputado.

Geraldo Cruz também destacou a mudança na política nacional, a partir do governo do ex-presidente Lula, que iniciou uma aproximação nunca antes vista na história do Brasil com os municípios,  levando os ministros a percorrer as mais diversas cidades visando conhecer a realidade de cada uma. Segundo o deputado a visita do ministro a Embu das Artes, pela segunda vez, é prova inconteste deste novo modelo de administração mais próximo das cidades. 

“O governo federal mudou o conceito de que os problemas das cidades são resolvidos em Brasília. Está fazendo a política á inclusão que tem na adoção das cotas nas universidades federais um dos exemplos mais recentes”, concluiu.

A visita do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo reuniu prefeitos, secretários de Esportes, lideranças e vereadores das oito cidades que formam o Conisud. Todos os participantes viram e ouviram um ministro “apaixonado” defender que os municípios aproveitarem a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas para crescer junto com os eventos.

Aldo Rebelo revelou que somente a Copa do Mundo deve gerar mais de 3.600.000 mil empregos e acrescentar ao Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas do País 0,4% até 2019. Ele disse que o evento deve trazer ao Brasil 600 mil turistas. 

“Criança que pratica esporte amadurece. Aprende a seguir regras, desenvolve a responsabilidade. A prática de esporte forma a personalidade a ajuda a moldar o caráter”, apontou. “Muitas vezes é no esporte que uma criança pobre encontra uma janela para fugir das drogas. É uma oportunidade para uma vida melhor”.

O ministro falou sobre a relação de carinho que tem com a região, em especial com Embu, onde segundo ele, aconteceu o primeiro comício em prol das eleições diretas, a chamada campanha das Diretas Já. 

O presidente do Conisud, prefeito de Embu das Artes e anfitrião do evento, Chico Brito, disse estar ao lado dos movimentos sociais. Lembrou que teve de “derrubar” 10 liminares para garantir a implementação do Plano Diretor que garante áreas para a moradia popular e revelou que esse será o maior desafio do seu segundo mandato no município. Ele voltou a defender a integração regional para que as cidades possam buscar juntas alternativas para sanar problemas comuns. Também cobrou dos governos, estadual e federal, o reconhecimento devido da importância da região que agrega mais de 1milhão de habitantes.  

“Nenhuma cidade é uma ilhada isolada que o prefeito consegue resolver os problemas sozinhos. Estamos determinados a resolver os problemas de forma consorciada. Fizemos várias reuniões estamos trabalhando em especial na saúde e na questão do lixo”, disse o prefeito.