Deputado apóia inclusão digital para deficientes visuais

Por | 16/12/2012

Defensor constante das práticas de inclusão o deputado estadual Geraldo Cruz apoiou a formatura em informática de um grupo de deficientes visuais na Fundação Dorina Nowill para Cegos. Há 67 anos a fundação atua no sentido de promover a inclusão e qualificar os cegos para o mercado de trabalho. Moradora de Taboão da Serra, atuando há mais 16 anos na prefeitura de Embu das Artes, a deficiente visual Aparecida Eliana Mota foi uma das formandas no curso.  

Ela destaca a importância da fundação e diz que a entidade foi idealizada com a missão de facilitar a inclusão social de pessoas com deficiência visual, respeitando as necessidades individuais e sociais, com produtos e serviços especializados.

O trabalho realizado no local é dedicado à  inclusão social das pessoas com deficiência visual, por meio da produção e distribuição gratuita de livros Braille, falados e digitais acessíveis, diretamente para pessoas com deficiência visual e para mais de 1.400 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. A Fundação Dorina Nowill para cegos também oferece, gratuitamente, programas de serviços especializados à pessoa com deficiência visual e sua família, nas áreas de educação especial, reabilitação, clínica de visão subnormal e empregabilidade.

Organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico, ao longo dos anos a Fundação Dorina Nowill para Cegos produziu mais de seis mil títulos e dois milhões de volumes impressos em Braille. A instituição produziu ainda mais de 1.600 obras em áudio e cerca de outros 900 títulos digitais acessíveis. Além disto, mais de 17.000 pessoas foram atendidas nos serviços de clínica de visão subnormal, reabilitação e educação especial.