Tucanos boicotam redução de tarifa de energia

Por | 16/12/2012

A decisão do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, de não renovar as concessões de três hidrelétricas da CESP, que vencem em 2015, e impede a redução das tarifas de energia já a partir de 2013, conforme proposto pelo Governo Federal, através da MP 579, foi amplamente criticada pela Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa de São Paulo.  

Acompanhando a decisão da Bancada do PT o deputado Geraldo Cruz defendeu a realização de uma audiência pública para cobrar explicações do secretário José Anibal na Comissão de Infraestrutura. O secretário ignorou a proposta da bancada petista e contou com o aval dos deputados governistas. 

“Os deputados do PT vão continuar cobrando a presença do secretário. É absurdo o governo federal garantir todas as possibilidades para a redução da tarifa de energia e o governo tucano não permitir que isso ocorra”, disparou Geraldo Cruz. 

Como consequência da falta de ação do governo, a redução de 20% dos custos da tarifa pode ser menos que o previsto e ficar em 17%, prejudicando não só a população do Estado, mas de todo o Brasil, bem como o setor produtivo.  

O governo Alckmin argumenta que o reembolso proposto de R$ 1,8 bilhão está muito abaixo dos R$ 7 bilhões que a CESP pleiteia como indenização. Ocorre que a estatal não apresenta elementos que justifiquem esse montante.

Com essa medida, o governo do PSDB continua na contramão do desenvolvimento do país, como já fez nos anos 1990 com a privatização do setor elétrico, um setor estratégico para a economia.

A Bancada do PT repudia essa decisão do governador Geraldo Alckmin e não recuará na busca de colocar o Estado de São Paulo nos rumos do desenvolvimento que assistimos no Brasil. Vamos fortalecer nossa aliança com movimento popular e sindical, como já  fizemos na luta contra a privatização, para tirar o Estado dessa letargia tucana que coloca os interesses partidários acima dos interesses de toda uma nação.