Geraldo Cruz participa da abertura de Encontro PT-SP

Por | 16/12/2012

O Diretório Estadual do PT de São Paulo realizou no último dia 7 o Encontro de Prefeitos (as), vices e vereadores (as) eleitos pelo PT no Estado. A atividade contou com a presença da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, os presidentes do PT, Edinho Silva, estadual, o ministro da Educação Aloizio Mercadante, o ministro da Saúde Alexandre Padilha, o deputado Geraldo Cruz, o  líder da Bancada na Assembleia, Alencar Santana, e o prefeito anfitrião Chico Brito. 

O encontro serviu para avaliar as vitórias do partido nas eleições municipais, reforçar diretrizes partidárias e traçar metas políticas e eleitorais. 

Na abertura do evento o presidente estadual do PT, Edinho Silva, ressaltou a vitória do partido nas urnas e a importância do projeto político. Ele avalia que o evento tem o objetivo de unificar as ações petistas em todas as prefeituras do Estado. “Nosso projeto é coletivo. O PT se perpetua porque temos tarefas históricas importantíssimas e o mandato de prefeito deve ser um instrumento para o fortalecimento desse projeto”. 

Para ele, a vitória do Partido nas urnas em 2012 cria condições para uma vitória em 2014, no governo do Estado. “São Paulo tem de estar em sintonia com o Brasil, e isso dependerá também de vocês [prefeitos]”, afirma. 

O prefeito Chico Brito falou sobre a importância das pequenas e médias cidades nesse processo de conquistas. Para ele, esses municípios fizeram uma boa gestão e levaram o modelo petista através do governo federal de Lula e Dilma. “A partir do crescimento do Interior vamos construir políticas para todo o Estado”, disse. 

Para Ideli, o PT teve uma grande vitória nas urnas “apesar de ter passado pelo maior tiroteio institucionalizado durante a eleição” – referindo-se ao julgamento da ação Penal 470 e a posição da Corte. “Da mesma forma que não devemos esquecer o PT, também não podemos esquecer que a direita e seus adeptos, o PIG (Partido da Imprensa Golpista) nunca faltarão. Sabem que nosso projeto está ainda mais fortalecido e estão articulados o tempo todo para nos atacar”. 

Ideli alertou os prefeitos para o desafio de 2014. “Já começou a eleição. Sabemos que eles [PSDB] tomaram chumbo em 2001, 2006, 2010, mas não podemos ficar desatentos. Devemos ter resultados positivos para darmos continuidade ao nosso projeto de mudança, pois, ‘onde o PT governa dá certo’ e todos nós temos orgulho do que o PT faz”, finalizou. 

A ministra informou que assim como o ex-presidente Lula fez em 2009, será realizado em 2013, um encontro da presidenta Dilma e os ministros (as) com os prefeitos eleitos. Com o objetivo de apresentar as políticas e os programas que possam ajudá-los na administração municipal. O encontro está marcado para os dias 28, 29 e 30 de janeiro.  

O líder do PT na Alesp, Alencar Santana, disse que essa vitória teve um sabor especial por tudo que o PT sofreu na campanha e lembrou que as vitórias do Partido sempre vieram depois de muitas lutas.