Geraldo Cruz pede retirada do projeto de concessão no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga

parq_ipiranga

Por | 30/11/2012

O deputado Geraldo Cruz foi claro, durante reunião conjunta das comissões de Atividades Econômicas, de Infraestrutura e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizada em 28/11 para discutir o PL 604/2012: “O melhor seria a retirada desse projeto da pauta para que pudéssemos discutir em profundidade a questão que afeta a vida da população do bairro do Ipiranga, dos funcionários públicos e dos pesquisadores”.

De autoria do governador, o projeto autoriza a Fazenda a conceder à iniciativa privada o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, com área de 400 mil m2, pavilhões já construídos e a área ocupada pela Secretaria da Agricultura, Instituto Geológico e do Centro Estadual de Agricultura, para construir, por concessão, empreendimento para sediar as feiras de agronegócio que já são realizadas no lugar. Numa fase posterior, seriam construídos um hotel e um centro de convenções no local.

O projeto já chegou à Alesp em regime de urgência, com solicitação de relator especial, sem que a Comissão de Constituição e Justiça, da qual Geraldo Cruz é mebro efetivo, pudesse se manifestar sobre o assunto e o governo pretende que seja aprovado ainda neste ano, alegando que a atual concessão do Centro de Exposição Imigrantes, localizado na área, vence em março de 2013.

“Literalmente, o objetivo do governador é passar por cima dos deputados desta casa de leis, querendo aprovar um projeto dessa magnitude sem ouvir ninguém, prejudicando tudo e a todos”, disse o parlamentar.

Representando o governo estiveram presentes o secretário de Planejamento, Julio Semeghini Neto, o secretário adjunto da Agricultura, Alberto José Macedo Filho, e a secretária adjunta do Planejamento, Cibele Franzese Neto.  Na platéia, representantes dos funcionários da Agricultura, ONGs e moradores da região paulistana, demonstrando indignação e repúdio pelas “Explicações” dos membros governamentais.

Com a interferência dos deputados das três comissões reunidas, ficou estabelecido que serão realizadas na próxima semana duas audiências, uma com representantes da comunidade local e outra com os funcionários da Agricultura.

Os representantes de Agricultura querem discutir, em especial, a transferência  da Secretaria para o centro de São Paulo, em prédio onde funcionava a Votorantim, “o que é um absurdo, pois em nosso dia a dia são utilizados tratores e retroescavadeiras, como elas transitarão pelas ruas congestionadas”, perguntou um dos presentes na audiência. 

Outros representantes manifestaram uma série de contestações com relação ao meio ambiente. Representantes de ONGs com preocupações ambientais alertaram para a existência de um projeto de tombamento do parque, de 1995, que, segundo disseram, o governo está ignorando, enquanto outros preocupavam-se com a destruição de uma "zona de amortecimento" da fauna e da flora existente em uma das últimas reservas de mata atlântica. Outros, ainda, tinham como preocupação as nascentes do rio Ipiranga.