Brasil Sustentável articulará políticas, diz ministro

Por | 27/06/2012

O Brasil Sustentável pretende ser o eixo articulador das políticas voltadas para a inovação sustentável de todos os ministérios que trabalham o tema, de acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, que lançou o programa (19/6), com o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), Glauco Arbix, na Rio+20.

Para o ministro, a iniciativa que envolve recursos de R$ 2 bilhões – e será operacionalizada pela Finep – mostra o engajamento da ciência brasileira, e da política de ciência, tecnologia e inovação, na promoção das novas tecnologias e de mecanismos de inovação para um processo de crescimento sustentável.

O programa irá apoiar o desenvolvimento de produtos, processos e serviços que conciliem a inovação com a sustentabilidade social, ambiental e econômica, bem como a formação de recursos humanos qualificados, por meio de ações robustas e integradas.

Raupp destacou como um dos pontos centrais do programa a capacidade de promover a inovação nas empresas, sejam elas grandes ou pequenas, consolidada à informação. Ele ressaltou também que o Brasil Sustentável vai incentivar a ampliação do conhecimento científico e garantiu que o país pode gerar tecnologia sustentável nacional com alto valor agregado.

A primeira ação do programa será o apoio à preparação para comercialização de tecnologias de motorização elétrico-híbrida a etanol para veículos de transporte coletivo urbano, por meio de seleção pública. “A primeira chamada está prevista para o começo de agosto”, afirmou o presidente da Finep, Glauco Arbix, que detalhou o programa para os que assistiram ao lançamento.